Questões sobre Fisiopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisiopatologia

A pressão sanguínea elevada é uma das mais disseminadas doenças cardiovasculares do mundo. O controle da hipertensão por meio de medidas dietéticas específicas visa não apenas à redução dos níveis tensionais, mas também à incorporação de hábitos alimentares saudáveis permanentes. Neste caso, o melhor planejamento dietoterápico é:

I. diminuir a quantidade de sal na comida e retirar o saleiro da mesa. Evitar consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

II. incentivar o uso de dietas ricas em potássio, uma vez que elas aumentam os benefícios da dieta hipossódica. Além do efeito anti-hipertensivo, o potássio exerce função protetora contra os danos cardiovasculares e como medida auxiliar em pacientes submetidos à terapia com diuréticos.

III. dobrar as recomendações de cálcio e magnésio, em indivíduos normais, visto que esta suplementação é fundamental para redução da pressão arterial.

IV. reduzir o peso é a maneira não farmacológica mais efetiva para controlar a hipertensão e mesmo pequenas reduções têm diminuído significativamente a pressão, bem como os riscos cardiovasculares.

V. oferecer dieta rica em fibras, acima de 45g/dia, a fim de melhorar o perfil lipídico, aumentando o LDL Colesterol e a tolerância à insulina.

Quais estão corretas?

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Qual dos itens citados abaixo não é um sintoma da anorexia nervosa?

Uma paciente de 66 anos, com diagnóstico de tumor de laringe em tratamento radioterápico, foi internada com sintomas de disfagia moderada a alimentos sólidos e xerostomia. Houve perda de peso nos últimos 3 meses, pois a cuidadora ofereceu somente líquidos à paciente. Constatou-se, pelo serviço de fonoaudiologia, boa aceitação da dieta de consistência pastosa. A paciente apresenta função gástrica e intestinal preservadas. Encontra-se lúcida, orientada no tempo e no espaço, porém, acamada e dependente de alimentação assistida devido a astenia. O nutricionista prescreveu dieta pastosa e suplementação calórico protéica, com auxílio e fará visita diária para avaliação da evolução clínica e nutricional.

Para essa paciente, recomenda-se:

Paciente R.J.M., 67 anos, portadora de dislipidemia, mantém níveis séricos elevados de LDL – colesterol e de triglicerídeos e baixos níveis de HDL – colesterol. Em sua última consulta, o nutricionista orientou a paciente a evitar alimentos que contenham ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans e a aumentar a ingestão dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, entre outras recomendações. Em relação à orientação nutricional para essa paciente, analise as afirmações.

I. Os ácidos graxos saturados reduzem o número de receptores de HDL no fígado, resultando no aumento do LDL – colesterol no sangue. Esses ácidos graxos saturados estão presentes apenas em alimentos de origem animal, os quais devem ter seu consumo reduzido pelos pacientes dislipidêmicos.

II. Os ácidos graxos trans possuem propriedades metabólicas semelhantes às dos ácidos graxos saturados, entretanto, além de elevarem o LDLcolesterol, possuem a propriedade de reduzir o HDL-colesterol. A maior contribuição dos ácidos graxos trans na dieta origina-se do consumo de óleos e gorduras hidrogenadas presentes em sorvetes, chocolates, pães recheados, molhos de salada, cremes para sobremesas e óleos para fritura industrial, devendo ser evitados por pacientes dislipidêmicos.

III. Os ácidos graxos ômega-3 reduzem os triglicerídeos séricos pela diminuição da síntese hepática de VLDL e aumentam os níveis séricos de HDL – colesterol. Além disso, esse ácido graxo apresenta outros efeitos cardiovasculares protetores, como a redução da viscosidade do sangue, o relaxamento das artérias e a redução da pressão arterial. Portanto, a ingestão de ômega-3 deve ser incentivada para pacientes dislipidêmicos, podendo, por exemplo, ser obtido a partir do consumo da linhaça e de peixes como salmão e sardinha.

Está(ão) CORRETA(S):

A doença renal progressiva pode levar a necessidade de terapia de substituição renal. Na diálise peritoneal, pode haver:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis