Questões sobre Fisiopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisiopatologia

Texto para as questões de 75 a 77

Joana, de quinze anos de idade, procurou um nutrólogo com queixa de excesso de peso. Relatou os seguintes hábitos alimentares: não faz a primeira refeição, porque acorda apressada para ir à escola; no recreio, come biscoitos ou batatas fritas industrializadas com refrigerante; come, no mínimo, duas vezes por semana, em lanchonete fast food; almoça e janta normalmente, com arroz, feijão, farinha, carne e batatas fritas; come verduras, gosta de frutas, mas prefere os doces. Joana disse que assiste à televisão, aproximadamente, durante três horas por dia. Segundo relato da mãe, o fato de estar com o peso elevado deixa Joana muito deprimida. Joana teve a menarca aos dez anos de idade e, há um ano, vem apresentando alterações do ciclo menstrual, caracterizadas por menstruações a intervalos que variam de sessenta a setenta dias. Seu peso atual é de 76,5 kg, e sua altura é de 150 cm. No exame físico, notou-se hipertrofia amigdaliana e tireoide palpável. Havia aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas. A paciente apresentou glicemia em jejum igual a 115 mg/dL e PA de 130 mmHg x 90 mmHg. Os pais de Joana são obesos. A mãe é portadora de diabetes melito, e o pai é hipertenso.

O dado da adolescente que confirma a presença de acantose nigricans é

Texto para as questões de 67 a 70

Um paciente de quarenta e nove anos de idade, negro, sedentário, ex-tabagista, procurou um médico nutrólogo, queixando-se de cansaço em esforços moderados que persistiam havia três meses, além de ganho de peso. Seus exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 240 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 9,8%; colesterol total = 280 mg/dL; HDL = 34 mg/dL; LDL = 167 mg/dL e triglicerídeos = 440 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia. No exame físico, o peso do paciente foi de 105 kg; altura, 168 cm e PA = 150 × 100 mmHg. Observou-se aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas.

Assinale a opção em que são apresentados os dados do paciente que confirmam a presença de acantose nigricans.

Texto para as questões 62 e 63

Um paciente de cinquenta e nove anos de idade, obeso, sedentário, tabagista, procurou o médico nutrólogo, queixando-se de pré-cordialgia e canseira aos esforços moderados que ocorriam havia três meses. Há cinco anos o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial, tratada durante um ano. Seus exames há quatro anos apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 138 mg/dl. Exame físico: PA = 160 x 100 mmHg; FC = 96 bpm; coração: bulhas rítmicas, A2 hiperfonética, sem sopros; pulmões com MV presente, simétrico, sem ruídos adventícios; abdome sem visceromegalias; MMII sem edema. Na segunda consulta: PA = 150 x 100 mmHg; glicemia de jejum = 276 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 11,2%; colesterol total= 300 mg/dL; HDL = 47 mg/dL; LDL = 177 mg/dL e triglicerídeos = 380 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia.

Com relação ao caso clínico apresentado, é correto afirmar que o paciente

Em paciente portador de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) é comum a perda de tecido adiposo subcutâneo, resultando no afinamento das pernas e do rosto, especialmente na região maxilar, nasolabial e temporal. Acerca desse fenômeno conhecido como lipodistrofia, assinale a opção correta.

Acerca da fisiopatologia e do tratamento das doenças do trato gastrointestinal, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis