Questões sobre Alimentos, Nutrientes e Nutrição

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Alimentos, Nutrientes e Nutrição

#Questão 938366 - Nutrição, Alimentos, Nutrientes e Nutrição, Quadrix, 2023, IIER - SP, Agente Técnico de Assistência à Saúde - Nutricionista

Há um hormônio esteroide cuja principal função consiste na regulação da homeostase do cálcio e na formação e reabsorção óssea por meio da sua interação com as paratireoides, com os rins e com os intestinos. Assinale a alternativa que apresenta esse hormônio. 

Em relação à biodisponibilidade de nutrientes, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Deve-se ressaltar que o _______ pode ter baixa absorção em alimentos como: espinafre, batata-doce e feijão, pois estes são ricos em ácido oxálico, inibidor mais potente da absorção desse nutriente. E já os alimentos ricos em ácido fítico, como feijão cru, sementes, castanhas, cereais e isolados de soja, também podem proporcionar baixa absorção desse nutriente, sendo considerado o ácido fítico (forma de armazenamento de fósforo em sementes) um inibidor moderado da sua absorção.

Está entre as causas de deficiência de Cobalamina (Vitamina B12):
I. Veganismo. II. Gastrectomia Total. III. Gastrite Atrófica.
Está(ão) CORRETO(S):

Considerando-se as deficiências nutricionais nos pacientes após cirurgia bariátrica que vão depender do tipo de operação realizada, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Deficiência de ferro. (2) Deficiência de tiamina (vitamina B1). (3) Deficiência de vitamina B12.

(_) É uma das deficiências mais comuns após a cirurgia de desvio gástrico. Ocorre em cerca de 1/3 dos pacientes após 1 ano de pós-cirúrgico, e existem vários mecanismos pelos quais os pacientes se tornam deficientes após o procedimento. Primeiramente, a quantidade de ácido e pepsina produzida na nova bolsa gástrica é inadequada para permitir sua liberação ligada a partir dos alimentos.
(_) É um dos déficits mais comuns após a cirurgia bariátrica, estimada em algo entre 30 e 50%. Esse déficit é particularmente prevalente nos pacientes após o procedimento secundário ao desvio de locais primários de absorção no duodeno e jejuno. A ingestão inadequada de substâncias alimentícias ricas nesse nutriente é também uma provável causa de deficiência.
(_) Sua deficiência sintomática é comum e pode ocorrer em até 18% dos pacientes após um desvio gástrico. O desenvolvimento de neuropatia periférica e encefalopatia de Wernicke secundária à sua deficiência tem sido relatado subsequentemente a todos os procedimentos bariátricos e parece ser mais comum em pacientes que apresentam vômito persistente ou perda de peso rápida após a cirurgia.

Os macronutrientes são fundamentais para o desenvolvimento do organismo. Por esse motivo, deve-se ingeri-los em maior quantidade para o bom funcionamento do corpo. Os micronutrientes podem ser ingeridos em pequenas quantidades, contudo, devem estar sempre presentes na alimentação. Assinalar a alternativa que contém apenas macronutrientes:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis