Questões de Nutrição do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição do ano 2023

#Questão 938696 - Nutrição, Guia Alimentar da População Brasileira e Pirâmide Alimentar, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Nutrição

Segundo o Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, “amamentar é muito mais que alimentar uma criança”. O leite materno é o primeiro contato das crianças pequenas com uma comida de verdade e o período da amamentação é especial, cercado de afeto e cuidado. Os 2 primeiros anos de vida são importantíssimos para o crescimento e desenvolvimento da criança, com repercussões ao longo de toda a vida do indivíduo. Contudo, algumas práticas podem prejudicar a amamentação. Analise as afirmativas abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso) para opções que prejudicam tal prática:
( )Uso de chupetas, em geral usadas para “acalmar” a criança não intefere no tempo de amamentação.
( )Tabagismo na amamentação afeta a produção do leite e altera o seu sabor.
( )O consumo de bebidas alcoólicas, desde que em volume reduzido (240ml de vinho ou 2 latas de cervejas) não altera a produção de leite.
( )Iniciar a oferta de alimentos sólidos ou pastosos antes dos 6 meses de idade reduz frequência e volume das mamadas.
( )Ofertar outros leites ou fórmulas infantis para “complementar” o leite materno causa diminuição na quantidade de leite produzido pela mulher.

Assinale a alternativa correta:

#Questão 938697 - Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Nutrição

O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007, tem como base a prática intersetorial. Por compreender o espaço da escola como território fundamental de promoção da saúde, o programa se propõe a contribuir para a formação integral dos educandos por meio de ações de avaliação das condições de saúde, promoção da qualidade de vida, proteção à saúde e prevenção de doenças e agravos, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino. Perfazem a intersetorialidade que permeia o PSE, a articulação entre: 

#Questão 938698 - Nutrição, Dietoterapia, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Nutrição

De acordo com o Caderno de Atenção Básica “Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica – Diabetes Melitus”, o cuidado nutricional deve ser direcionado à prevenção do diabetes mellitus e ao retardo das complicações associadas à doença, integrando o conjunto de medidas de autocuidado e educação em Saúde. Analise as alternativas abaixo que envolvem os aspectos relacionados a atenção nutricional do(a) diabético(a):
I. A perda de peso é indicada para todas as pessoas com excesso de peso, e deverá se basear na meta de IMC abaixo de 24,9 kg/m2 .
II. A redução de 7% do peso corporal mostra-se capaz de diminuir a resistência à insulina.
III. A perda de peso acelerada está indicada para os casos em que é necessário estímulo metabólico.
IV. A diminuição da gordura central com modificação no perfil de gordura corporal precisa ser objetivada.

É CORRETO o que se afirma em:

#Questão 938699 - Nutrição, Dietoterapia, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Nutrição

Alergias e intolerâncias alimentares são um importante problema de saúde pública que afeta crianças e adultos, e sua prevalência pode estar aumentando (SICHERER, 2010; LOMER, 2015), inclusive na Atenção Básica. Logo, é imprescindível que os indivíduos e seus familiares recebam orientações sobre como manter uma alimentação adequada, saudável e segura. No Brasil, existe uma legislação que apoia a identificação de produtos alimentícios e seu consumo seguro nos casos de alergia e intolerância alimentar. Analise as alternativas abaixo:
I. Resolução RDC ANVISA nº 26, de 2015: estabelece normas para rotulagem obrigatória dos alimentos que contenham ingredientes alergênicos (soja e seus produtos, cereais que contêm glúten (trigo, centeio, cevada e aveia) e derivados, crustáceos e seus produtos, ovos e seus produtos, pescados e produtos da pesca, amendoim e seus produtos, leite e produtos lácteos (incluindo a lactose), nozes e castanhas).
II. Isentos de lactose: alimentos para dietas com restrição de lactose que contêm quantidade de lactose igual ou menor a 100 mg por 100 g do alimento. Devem trazer adeclaração “isento de lactose”, “zero lactose”, “0% lactose”, “sem lactose” ou “não contém lactose”, próxima à denominação de venda do alimento.
III. Resolução RDC ANVISA nº 26, de 2015: estabelece normas para rotulagem obrigatória dos alimentos que contenham ingredientes alergênicos (soja e seus produtos, cereais que contêm glúten (trigo, centeio, cevada e aveia) e derivados, crustáceos e seus produtos, ovos e seus produtos, pescados e produtos da pesca, amendoim e seus produtos, leite e produtos lácteos (incluindo a lactose), nozes e castanhas e látex.
IV. Lei Federal nº 10.674, de 2003: obriga a inscrição “contém glúten” ou “não contém glúten”.

É CORRETO o que se afirma em:

#Questão 938700 - Nutrição, Avaliação Nutricional, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Nutrição

G. R. K, sexo feminino, 74 anos, é atendida pela equipe de Saúde da Família e durante interconsulta realizada com enfermeira e nutricionista, refere estar em isolamento social durante a pandemia de COVID-19 e como consequência perdeu autonomia na aquisição e no preparo de alimentos, dependendo de seus filhos para tal. Houve ganho ponderal de 7 kg nos últimos 4 meses, associados à desconforto epigástrico e constipação. A partir da análise dos dados laboratoriais e antropométricos, indique o diagnóstico nutricional e possíveis desfechos clínicos da paciente:
Índice de Massa Corporal: 29,5 Kg/m²; Circunferência da cintura: 118 cm; Pressão arterial: 150/99 mmHg; Colesterol total: 244 mg/dL; HDL-c 34 mg/dL; Triglicerídeos: 202 mg/dL e Glicemia de jejum: 98 mg/dL.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis