Questões de Medicina da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UFSC

#Questão 1038469 - Medicina, Endocrinologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Alguns achados clínicos e ultrassonográficos orientam a realização de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) na avaliação de pacientes com nódulo tireoidiano. Assinale a alternativa que apresenta as características mais fortemente associadas à malignidade, ou seja, a um nódulo de alta suspeição.

#Questão 1038470 - Medicina, Neurologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Paciente do sexo feminino, 59 anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial e diabetes melitos foi levada à emergência por seus familiares com quadro de perda progressiva de força nos membros esquerdos iniciado há cerca de 12 horas. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 155/90 mmHg; frequência cardíaca de 101 bpm; frequência respiratória de 20 irpm e temperatura axilar de 36,4 o C; ausculta cardíaca com ritmo irregular, sem outras anormalidades. A ausculta pulmonar e o exame abdominal sem alterações. Ao exame neurológico, apresenta-se acordada e colaborativa (Glasgow = 15 pontos), apresenta pupilas médias, simétricas e isofotorreagentes à luz, desvio da rima labial para a direita, força grau 1 em membros superior e inferior esquerdos, além de reflexo cutâneo-plantar em extensão à esquerda. A tomografia de crânio realizada em caráter de urgência mostrou extensa hipodensidade em quase todo o território da artéria cerebral média direita. A paciente foi internada e, na madrugada seguinte, cerca de 36 horas após o início do quadro, evoluiu com sonolência. Em avaliação, o médico plantonista estimou uma escala de coma de Glasgow com 10 pontos (AO = 2, RV = 3, RM = 5) e anisocoria, com pupila direita midriática. Assinale a alternativa correta sobre o caso.

#Questão 1038471 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Novas classes farmacológicas vêm se mostrando benéficas em melhorar a mortalidade e a sintomatologia na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER). Entre elas, os inibidores da SGLT-2 (Sodium-glucose linked transporter type 2) têm ganhado destaque e já fazem parte do algoritmo terapêutico da Associação Americana de Coração (American Heart Association). O estudo DAPA-HF, publicado em 2019, aborda esse tema. Com relação a esse estudo, assinale a alternativa correta.

#Questão 1038472 - Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Paciente do sexo feminino, 29 anos de idade, sem comorbidades prévias, procura atendimento por quadro, iniciado dois dias antes, de febre (até 39 o C) associada à dor em região lombar direita de forte intensidade, náuseas e seis episódios de vômitos. Ao exame físico, apresenta-se prostrada, pressão arterial de 104/61 mmHg, frequência cardíaca de 99bpm; frequência respiratória de 22 irpm e temperatura axilar de 38,1 o C; ausculta cardiopulmonar sem alterações, assim como o exame abdominal. Apresenta punho-percussão dolorosa positiva à direita. Frente à presença de náuseas e diversos episódios de vômitos, o médico responsável decide iniciar tratamento empírico para pielonefrite em regime hospitalar, prescrevendo ciprofloxacino 400 mg endovenoso de 12/12h. Dois dias após a admissão, a paciente continuava com episódio diário de febre, porém com pressão arterial de 75/45 mmHg e frequência cardíaca de 123 bpm. Nessa ocasião, ficou pronta a cultura de urina, cujo resultado está exposto abaixo: 
Imagem associada para resolução da questão

Com relação à avaliação e conduta do caso apresentado, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1038475 - Medicina, Endocrinologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

O Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) compromete até 10% da população acima dos 60 anos. Seu manejo é multidisciplinar e envolve medidas farmacológicas e comportamentais, além de uma abordagem psicossocial visando maior adesão terapêutica. Considerando o seguimento ambulatorial de pacientes portadores de DM2, assinale a alternativa com os exames complementares recomendados em todos os follow-up anuais de acordo com a Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Association).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis