Questões de Medicina da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UFSC

#Questão 1038461 - Medicina, Gastroenterologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Um homem de 55 anos procura o ambulatório com queixa de epigastralgia urente há cerca de 6 meses e perda de 6 kg que associa ao quadro. Ao ser questionado, informa ter realizado implante dentário com complicação infecciosa, que antecedeu o quadro dispéptico, e afirma ter usado anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) e antibióticos por mais de uma semana. Nega quadro semelhante anterior, comorbidades ou cirurgias prévias. Ao exame físico, apresenta peso de 70 kg e altura de 1,85 m. Pressão arterial de 120x75 mmHg. Bom estado geral, avaliação cardiopulmonar normal. Abdômen plano, ruídos hidroaéreos presentes, fígado palpável a 1 cm do rebordo costal direito, Traube livre, sem massas palpáveis. Ausência de linfonodos periféricos. Traz um hemograma realizado um mês antes com: hemoglobina = 10 g/dL, leucócitos = 8500/mm3 e plaquetas 175.000/mm3 . Traz também uma esofagogastroduodenoscopia diagnóstica que evidenciou “uma extensa lesão ulcerada em antro que acomete parede anterior, pequena curvatura e parede posterior do mesmo e que mede 4 cm de diâmetro, profunda, com fundo recoberto por fibrina espessa e hematina, bordas elevadas e simétricas, causando deformidade na região. Sakita A1. Piloro concêntrico e simétrico. Na segunda porção do duodeno, observamos outra lesão ulcerada rasa, de borda regular, recoberta por fibrina. Sakita A1. Não foram realizadas biopsias.
Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.

#Questão 1038462 - Medicina, Clínica Médica Humana, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Uma jovem de 25 anos procura o Pronto Atendimento com queixa de diarreia há 2 dias, cerca de dez episódios ao dia, líquida, em pequena quantidade, associada à dor abdominal do tipo cólica e náuseas. Refere ter apresentado dois episódios de vômitos no dia em que abriu o quadro. Nega febre, nega a presença de sangue ou pus nas fezes. Refere que trabalha como auxiliar de ensino em uma creche e que várias crianças e professoras apresentaram quadro semelhante ao seu. Ao exame físico, apresenta-se normotensa, corada, eucárdica. Exame cardiopulmonar sem alterações significativas. Abdome plano, ruídos hidroaéreos aumentados, dor leve à palpação de mesogástrio, sem dor à descompressão brusca, sem massas palpáveis, sem visceromegalias, sem edemas.
Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.

#Questão 1038463 - Medicina, Gastroenterologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Uma mulher de 60 anos procura o ambulatório com queixa de aumento progressivo de volume abdominal há um mês. Refere ser portadora de hepatite B há muitos anos, mas perdeu o seguimento médico, alegando que não necessitava de tratamento na época do diagnóstico. Nega outras comorbidades, cirurgias, internações ou qualquer sintoma relacionado ao quadro. Ao exame físico apresenta peso de 95 kg e altura de 1,55 m. Pressão arterial de 160x95 mmHg. Evidencia-se eritema palmar e telangiectasias em tórax; bom estado geral, fala arrastada, flapping presente. A avaliação cardiopulmonar é normal. Abdômen em avental, ruídos hidroaéreos presentes, fígado palpável no rebordo costal direito e a 3 cm do apêndice xifoide com consistência aumentada e bordos rombos. Espaço de Traube ocupado e baço palpável a 4 cm do rebordo costal esquerdo. Semicírculo de Skoda positivo em flancos e macicez móvel presente. Edema de membros inferiores ++/4+. Traz os seguintes exames laboratoriais realizados um mês antes: Hemograma com hemoglobina = 8 g/dL, leucócitos = 4500/mm3 e plaquetas = 65.000/mm3 ; alanina-amino-transferase = 60U/L; aspartato-amino-transferase = 70U/L; fosfatase alcalina = 85U/L; gama-glutamil-transferase = 112U/L; albumina 2,5 g/dL; RNI 1,2, HBsAg positivo, anti-HBc total positivo e HBeAg positivo.
Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.

#Questão 1038467 - Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Paciente, 72 anos de idade, é atendida com quadro compatível com pneumonia comunitária grave e choque séptico, necessitando de noradrenalina para a otimização dos parâmetros hemodinâmicos. Na unidade de terapia intensiva, continuou recebendo cobertura antimicrobiana com ceftriaxona e azitromicina e medidas suportivas como heparina não fracionada para profilaxia de tromboembolismo venoso, além de analgesia com dipirona.
No sexto dia de internação, já fora da UTI e em melhora clínica, a equipe médica notou redução na contagem de plaquetas de 240.000/mm3 para 115.000/mm3 . Assinale a alternativa correta sobre essa alteração laboratorial.

#Questão 1038468 - Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

O uso indiscriminado intra e extra-hospitalar de opioides vêm causando um aumento significativo do número de reações adversas e intoxicações por esta classe farmacológica. A terapia de reversão para a intoxicação por opioides é feita com a naloxona. Assinale a alternativa correta sobre essa droga.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis