Questões de Medicina da AEVSF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da AEVSF

Dr. Luiz Otávio é chamado em seu consultório pela enfermeira da equipe solicitando que avalie um lactente de 3 meses de vida que acabou de chegar nos braços da genitora, que está muito aflita. Ela lhe entrega seu filho e pede que examine a criança que não acordou bem, relata ainda que notou uma respiração ruidosa quando foi pegar a criança no berço e que a barriga da criança está “entrando” quando respira, coisa que nunca tinha acontecido anteriormente. Nega história familiar de atopia ou pródromos gripais. Dr. Luiz acalma a mâe e passa a examinar a criança que apresenta o exame físico a seguir: Paciente em regular estado geral, taquidispneico (frequência respiratória 62 incursões por minuto), descorado +/IV, saturando 94% em ar ambiente. Sistema respiratório apresenta murmúrio v esicular reduzido em ápice do hemitórax direito, com sibilo fixo na mesma região. Nota-se tiragem subdiafragmática e tosse. O Sistema cardiovascular tem bulhas normofonéticas em 2 tempos sem sopros. Diante da história e do exame físico, qual a suspeita mais compatível com o quadro do lactente em questão?

Ana Cláudia, 28 anos, hígida, comparece para consulta de pré-natal. Primigesta, 12 semanas de gestação pela DUM, sem queixa, veio apresentar os resultados dos exames solicitados. Exame físico sem alterações com PA 110/66 mmHg. Resultados dos exames complementares: Hemoglobina 11,8mg/dL; tipo sanguíneo O negativo; glicemia de jejum de 88 mg/dL; urina rotina sem alterações; VDRL não reagente; anti-HIV não reagente; HbsAg não reagente; toxoplasmose IgM negativo e IgG positivo. Com base nos resultados apresentados, é CORRETO afirmar que a paciente:

Seu Antônio tem 55 anos é trabalhador rural e é etilista. Comparece a consulta com história que há duas semanas ao consertar a cerca de sua propriedade, feriu a mão esquerda com o arame. Ao retirar o curativo, a médica constata um abscesso na porção tenar da mão, de cerca de 3 cm, flutuando ao toque superficial. Em relação ao manejo deste abscesso pela médica de família e comunidade, qual a conduta correta?

Sobre as intoxicações exógenas marque a alternativa que adequadamente correlaciona os antídotos pertinentes:

Paciente, 52 anos, sexo masculino, pardo, natural e procedente de Lagoa Grande. Refere astenia há cerca de um mês, evoluindo com piora, tontura e turvação visual há um dia após ingesta hiperglicídica (“pote de paçoquinha”). Queixa-se também de polidipsia, polifagia, poliúria e perda ponderal (aproximadamente 6 kg) desde a interrupção da insulinoterapia há 40 dias. Nega outros sintomas. Sobre o caso em questão assinale a alternativa INCORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis