Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 33: Saúde da Criança - Crescimento e Desenvolvimento, sobre a alimentação da criança de 6 meses a 2 anos, analisar a sentença abaixo: 
A partir dos cinco meses de idade do bebê, alguns alimentos da família já podem ser oferecidos à criança (arroz, feijão, carne cozida, legumes) se estiverem amassados ou desfiados e desde que não tenham sido preparados com excesso de temperos (condimentos) (1ª parte). O mel é altamente contraindicado para crianças até 12 meses de vida, pois é uma fonte potencial de transmissão do botulismo, que é causado por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, risco que existe, principalmente, devido à deficiência de fiscalização nas propriedades produtoras do mel in natura. Por isso, deve-se orientar os pais e responsáveis a não oferecer o mel de abelha para crianças até um ano de idade (2ª parte). 
A sentença está: 

Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 32 - Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco, sobre as ações e orientações necessárias na primeira consulta do recém-nascido, assinalar a alternativa CORRETA:

A criança nasce com diversos reflexos, como o reflexo da sucção (para alimentação) e o da preensão palmar (fecha a mão quando a palma é tocada) entre outros. O reflexo no qual o bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas e abre os braços (figura abaixo) é uma resposta biológica a estímulos novos no ambiente da criança. O reflexo mostra que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo adequadamente e é conhecido como:
  Imagem associada para resolução da questão


Fonte: http://fisioterapiainovadora.blogspot.com/2017/06/reflexos-e-reacoes-no-desenvolvimento.html 

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Como as crianças pequenas convivem em ambientes fechados em parte significativa do tempo, a transmissão do vírus entre elas fica facilitada. Os bebês não amamentados ao seio são mais propensos a pegar a gripe do que os bebês que são amamentados. O risco de complicações da gripe H1N1 é maior em crianças menores. Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas e ocasiona doença respiratória aguda. Geralmente, em crianças saudáveis, tem um curso agudo, autolimitado e sem complicações. Quando ocorre, a complicação mais comum é a: 

Paciente de 4 anos de idade, chora e se irrita com frequência, está com o trânsito intestinal lento, com constipação e evacuação a cada 3 dias. Possui peso abaixo do normal e ingestão seletiva de leite, arroz, carne e pães. Peso de 12.9 kg e comprimento de 97 cm. Na avaliação laboratorial, encontrou-se: Hb 9,3 g/dL; Htc 27%; VCM 73; RDW 19; ferritina 99 mcg/mL; d-xilose 10 mg%; anticorpos antiendomísio positivo; TSH 4 µUI/mL; T4 1,5 ng/dL; GH 2,0 ng/mL. A hipótese diagnóstica provável é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis