Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

RN apresenta hipotermia, cianose de extremidades, rebaixamento do nível de consciência e tremores. O exame de glicemia mostrou glicose abaixo de 40 mg/dL.
Assinale a opção que apresenta a melhor conduta para o caso.

Sobre o equilíbrio hidroeletrolítico no período neonatal, analise as afirmativas a seguir.
I. A baixa excreção renal de potássio decorre de menor atividade da bomba Na-K-ATPase, da menor resposta do rim neonatal à aldosterona e da menor taxa de filtração glomerular.
II. A diurese pós-natal é de aproximadamente 1-3 ml/Kg/h em RN a termo e é menor em prematuros.
III. Durante os primeiros dias de vida, as alterações na concentração de sódio refletem, principalmente, alterações na ingestão e na perda de água, e não alterações no balanço de sódio.
Está correto o que se afirma em

Sobre a terapia nutricional parenteral no RN pré termo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( )  quanto menor a idade gestacional, maior deve ser a alíquota prescrita de aminoácidos;
( ) sepse, plaquetopenia, icterícia, insuficiência respiratória contraindicam a terapia nutricional parenteral;
( ) a oferta de lipídeos é fundamental para prevenir a deficiência de ácido graxo essencial mas só deve ser iniciado após 72 horas de vida.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

De acordo com AVERY, FLETCHER e MHAIRI, em relação às interações materno-fetais e ao crescimento intrauterino, analisar a sentença abaixo: 
É a placenta que mantém o ambiente materno mais favorável para a gravidez, por meio da elaboração de grandes quantidades de hormônios esteroides e peptídeos, os quais são necessários para manter a unidade fetoplacentária (1ª parte). Em geral, os hormônios esteroides produzidos pela placenta e atravessam para o lado fetal, à exceção dos peptídicos (2ª parte). 
A sentença está: 

As queimaduras ainda representam uma das maiores causas de lesões não intencionais na faixa etária pediátrica. Dentre os quadros abaixo, qual NÃO necessita internação obrigatória?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis