Questões sobre Ortopedia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ortopedia

Em relação às fraturas não desviadas do terço médio do escafoide, assinale a alternativa que indica a diferença do tratamento com fixação percutânea com parafuso, quando comparado ao tratamento não cirúrgico com imobilização gessada.

Homem de 70 anos de idade, com histórico de câncer esofágico, chega à emergência com dor na região do quadril direito. Radiografias da região demonstram lesões predominantemente líticas nas regiões trocantérica e subtrocantérica do fêmur, com alto risco para fratura patológica, segundo o score de Mirels. Diante disso, o médico oncologista estimou a expectativa de vida do paciente em 6 meses. Nesse caso hipotético, após a confirmação de se tratar de lesão metastática no fêmur, a conduta mais adequada consiste em

Uma mulher de 47 anos de idade, advogada, apresenta dor na região do antepé há cerca de 3 anos, a qual piora com o uso de sapatos com câmara anterior estreita. Exame físico demonstra calosidade e inflamação na eminência medial do primeiro metatarsiano. A primeira articulação metatarsofalangeana é passível de correção. O ângulo de hálux valgo mede 25º, e o ângulo intermetatarsal mede 12º. Durante esses 3 anos, as tentativas de tratamento não cirúrgico falharam. Nesse caso hipotético, com relação à intervenção cirúrgica mais apropriada, assinale a alternativa correta.

Atleta profissional de basquetebol, 25 anos de idade, sofreu “torção” no pé direito durante o jogo, a qual evoluiu com dor intensa imediatamente, e, por isso, ele não conseguiu seguir na partida. Dois dias após a lesão, o atleta continua com dor à palpação da base do quinto metatarsiano e dificuldade para caminhar. Radiografia demonstra fratura da base do 5o metatarsiano na zona 2. Acerca desse caso hipotético, quanto ao tratamento ideal para esse paciente, assinale a alternativa correta.

Suponha que certo menino de 10 anos de idade manifesta dor no joelho direito, com piora significativa há dois dias e incapacidade para deambulação desde hoje, ao acordar. Nega trauma local. Ao exame físico, notam-se dor intensa à palpação em topografia distal do fêmur, calor local e febre (39,2 ºC). Apresenta leucocitose de 21.000/mm3, PCR = 14 mg/dL e VHS= 68 mm/hr. Exames de raios X do joelho mostram-se sem alterações. Foram aspirados 7 mL de líquido intra-articular do joelho, de coloração amarelo citrino, com 1.700 leucócitos/mL e sem identificação de bactérias ao teste de Gram. Considerando-se a principal suspeita diagnóstica, a conduta mais apropriada é a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis