Questões sobre Medicina do Trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina do Trabalho

Diversas condições nos processos de trabalho no Brasil têm sido consideradas acidentogênicas, relacionadas a riscos arcaicos, a novos fatores de morbidade ou à combinação de antigos e novos fatores de adoecimento. Nesse contexto, observa-se que

A fibrilação atrial (FA) é a arritmia sustentada mais prevalente na população e representa um grande problema de saúde pública. Essa prevalência aumenta com o passar da idade, entretanto, a FA pode estar associada a um fator desencadeante agudo.

Dentre os fatores desencadeantes agudos, encontra-se a(o)

Os critérios estabelecidos pelo Colégio Americano de Reumatologia (ACR, da sigla em inglês American College Rheumatology), de 1987, para artrite reumatoide (AR) são frequentemente utilizados como auxiliares no diagnóstico dessa doença e como base para os critérios de inclusão em muitos estudos de intervenção terapêutica. Esses critérios, entretanto, têm suas limitações, e já foi constatado que não apresentam bom resultado quando aplicados no início da doença. Diante dessa situação, em 2010, um grupo de trabalho conjunto da ACR e da Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR, da sigla em inglês European League Against Rheumatism) desenvolveu uma nova abordagem para a classificação da AR com o intuito de diagnosticar a doença em uma fase mais precoce e, dessa forma, promover uma abordagem mais efetiva no controle evolutivo da doença.

Deixou de fazer parte dos critérios diagnósticos ACR/ EULAR 2010 o seguinte item:

Paciente de 61 anos, com hesitação urinária, foi diagnosticado com câncer de próstata. Seus exames apontaram: PSA total: 14,5; toque retal: próstata endurecida em lobo esquerdo; biópsia de próstata guiada por ultrassom: adenocarcinoma de próstata; Gleason 9 (5+4); todos os fragmentos comprometidos em lobo esquerdo com cápsula prostática comprometida. Submetido à ressonância nuclear magnética, foi detectado comprometimento ganglionar regional e para-aórtico.

Diante desse quadro, constata-se que o paciente se encontra no estadiamento

M., 25 anos, trabalha numa empresa há 5 meses embarcado em uma plafaforma offshore. Em seu período de folga, sentiu-se mal e foi ao serviço de saúde de seu bairro. Diagnosticado com tuberculose, encaminhou atestado médico à empresa onde trabalha. No atestado, o médico assistente sugere que ele seja afastado por 30 dias de suas atividades laborais, e o médico do trabalho entende que o afastamento é pertinente. Nesse caso, a conduta a ser adotada pela empresa deverá ser de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis