Questões sobre Infectologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Infectologia

Julgue os itens seguintes, relativos aos cuidados ao longo do crescimento e do desenvolvimento da criança. Para filhos de mãe infectada pelo HIV, recomenda-se que a vacinação contra a tuberculose (vacina BCG-ID) e contra o vírus da hepatite B sejam iniciadas logo após o nascimento, e que tais crianças recebam todas as vacinas do calendário oficial, pois o tempo para a definição do diagnóstico de infecção pelo HIV é longo, não justificando a postergação do início da vacinação das crianças assintomáticas expostas ao HIV por via vertical (durante a gravidez e o parto), sob o risco de deixá-las sem proteção.

Julgue os itens seguintes, relativos aos cuidados ao longo do crescimento e do desenvolvimento da criança. Situação hipotética: Uma criança com cinco meses de idade foi levada ao centro de saúde para atualização do esquema de vacinação, onde se verificou que não havia sido realizada a primeira dose oral contra rotavírus humano. Assertiva: Nesse caso, devem-se aplicar a primeira dose e a segunda dose com um intervalo de trinta dias.

Acerca da alimentação de lactentes e crianças, julgue os itens subsequentes. Se, durante o pré-natal, verificar-se que a gestante é portadora do vírus da hepatite B, a aplicação da vacina contra hepatite B e a administração de imunoglobulina específica (HBIG) ao bebê após o nascimento praticamente elimina qualquer risco de transmissão da doença via leite materno.

Acerca da alimentação de lactentes e crianças, julgue os itens subsequentes. Recomenda-se que as mães com tuberculose não tratadas ou bacilíferas amamentem com o uso de máscaras e restrinjam o contato próximo com a criança por causa da transmissão potencial por meio das gotículas do trato respiratório, devendo o recém-nascido receber isoniazida.

Acerca da alimentação de lactentes e crianças, julgue os itens subsequentes. Em se tratando de mãe com hanseníase, está contraindicada a amamentação, por se tratar de doença cuja transmissão depende de contato próximo e prolongado, o que ocorre no binômio mãe e filho.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis