Questões sobre Infectologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Infectologia

As doenças infecciosas continuam sendo importante causa de morbidade e mortalidade no mundo, apesar das descobertas no campo da microbiologia e da imunologia e dos avanços nas medidas de saúde pública, prevenção, diagnóstico e tratamento. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. A ingesta de biofilmes formados pelo Vibrio cholerae no ambiente aquático aumenta a transmissão — ao permitir a oferta de elevado número de bactérias — e contribui para a disseminação da cólera — pela presença de um fenótipo hiperinfectante da bactéria no biofilme.

As doenças infecciosas continuam sendo importante causa de morbidade e mortalidade no mundo, apesar das descobertas no campo da microbiologia e da imunologia e dos avanços nas medidas de saúde pública, prevenção, diagnóstico e tratamento. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Embora as vacinas orais contra a cólera atualmente licenciadas não confiram 100% de proteção ao longo da vida, elas são particularmente úteis no controle e na prevenção de surtos, com menos proteção em crianças menores de 5 anos de idade.

Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens seguintes. Cerca de 20% dos casos de uretrite masculina não gonocócica e não clamídia são atribuídos ao Mycoplasma genitalium, sendo a doxiciclina o tratamento mais eficaz, por erradicar o microrganismo com sucesso na maioria dos casos e pelo fato de a recorrência/persistência da infecção ser rara, dada a pequena capacidade do M. genitalium de desenvolver resistência antimicrobiana.

Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens seguintes. A Chlamydia trachomatis é a principal causa de uretrite não gonocócica, que, embora seja geralmente assintomática, pode levar a doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica e infertilidade por fator tubário, em mulheres, e epididimite e proctite, em homens.

Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens seguintes. Entre os vírus do papiloma humano (HPV) de alto risco, o HPV 16 e 18 estão associados à displasia cervical e anal de alto grau e são os principais tipos associados à carcinogênese, sendo responsáveis por cerca de 50% a 20% dos casos de câncer cervical, respectivamente; enquanto que os tipos 6 e 11 do grupo de baixo risco causam cerca de 90% das verrugas anogenitais externas, bem como alterações de baixo grau nas células cervicais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis