Questões sobre Hemoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hemoterapia

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. Os principais achados no sangue periférico de pacientes com anemia megaloblástica incluem anemia macrocítica, leucopenia, trombocitopenia, acompanhados de anisocitose, macrocitose, poiquilocitose e neutrófilos polissegmentados. A macrocitose, no entanto, pode estar mascarada pela coexistência de carência de ferro, talassemia e anemia de doença crônica, levando a um quadro de anemia dimórfica, com dupla população de eritrócitos.

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. O diagnóstico diferencial da pancitopenia inclui infiltração medular, anemia aplástica, HPN, hiperesplenismo, infecções, anemia megaloblástica e coagulopatias de consumo.

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. Na presença de esferócitos na análise de uma lâmina de sangue periférico, há de se fazer o diagnóstico diferencial entre: esferocitose hereditária; anemias hemolíticas autoimunes; lesão oxidante aguda, como na deficiência de G6PD; lesão térmica; hiperfosfatemia; e exposição tóxica a agentes oxidantes ou veneno de cobra.

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. Os mecanismos causadores de hemólise podem ser divididos em quatro grupos: anormalidades na membrana das hemácias; anormalidades na hemoglobina; anormalidades nas enzimas eritrocitárias; e anormalidades em fatores extrínsecos às hemácias. Um exemplo de hemólise causada por fatores extrínsecos às hemácias é a hemoglobinúria paroxística noturna (HPN).

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. Entre as anemias caracterizadas como microcíticas e hipocrômicas, estão a anemia ferropriva, as talassemias e a anemia sideroblástica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis