Questões sobre Hemoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hemoterapia

A coleta de hemocomponentes por aférese é de grande importância na hemoterapia atual por possibilitar a oferta de hemocomponentes especiais, como hemácias duplas oriundas de doadores fenotipados, concentrados de plaquetas de um único doador, plasma para a indústria e concentrados de granulócitos, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens de 66 a 69. O banco de sangue deverá manter os seguintes registros pertinentes a cada procedimento de aférese: anticoagulante utilizado; duração da coleta; drogas e respectivas doses administradas; tipo e volume dos hemocomponentes produzidos; identidade do doador e reações adversas ocorridas durante a coleta; e tratamento estabelecido.

A coleta de hemocomponentes por aférese é de grande importância na hemoterapia atual por possibilitar a oferta de hemocomponentes especiais, como hemácias duplas oriundas de doadores fenotipados, concentrados de plaquetas de um único doador, plasma para a indústria e concentrados de granulócitos, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens de 66 a 69. Para a coleta de hemácias duplas, o doador deverá ter uma dosagem de hemoglobina superior a 14 g/dL e peso de, no mínimo, 70 kg, sendo o intervalo mínimo de doação de três meses para homens e de seis meses para mulheres.

A coleta de hemocomponentes por aférese é de grande importância na hemoterapia atual por possibilitar a oferta de hemocomponentes especiais, como hemácias duplas oriundas de doadores fenotipados, concentrados de plaquetas de um único doador, plasma para a indústria e concentrados de granulócitos, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens de 66 a 69. Para a coleta de plaquetas por aférese, a contagem de plaquetas do doador deverá ser superior a 200 x 103 plaquetas/μL, sendo que, ao término do procedimento, a contagem estimada não poderá ser inferior a 100 x 103 plaquetas/μL.

A coleta de hemocomponentes por aférese é de grande importância na hemoterapia atual por possibilitar a oferta de hemocomponentes especiais, como hemácias duplas oriundas de doadores fenotipados, concentrados de plaquetas de um único doador, plasma para a indústria e concentrados de granulócitos, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens de 66 a 69. A coleta de granulócitos somente poderá ser realizada se a contagem de leucócitos do doador for superior a 5 x 103/μL e se as hemácias do doador forem ABO compatíveis com o plasma do receptor. Em doadores que forem fazer uso de fator estimulador de colônia de granulócitos (GCSF), deverá ser realizada a prova de compatibilidade maior com as hemácias do doador e o soro do receptor antes da administração da medicação.

A triagem clínica é uma etapa crítica na seleção do doador e impacta diretamente na segurança transfusional do paciente. O Ministério da Saúde, na Portaria Ministerial n.º 158/2016, estabelece vários critérios para a avaliação dos candidatos à doação. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. Em áreas não endêmicas de malária, o candidato procedente de municípios localizados em áreas endêmicas será considerado como apto após trinta dias e até doze meses do deslocamento, sendo que, nesse período, é obrigatória a realização de testes de detecção de plasmódios ou de antígenos plasmodiais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis