Questões sobre Hematologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hematologia

#Questão 932305 - Medicina, Hematologia, COSEAC, 2023, UFF, Médico/Área: Clínica Médica

Leia o caso clínico abaixo e responda à questão.

Um homem, 18 anos, pardo, é internado com colecistite e submetido à colecistectomia. No primeiro dia de pós-operatório, está prostrado, hipocorado, dispneico e com dor torácica à direita. A ausculta pulmonar é normal, assim como o ritmo cardíaco; não há tiragem. O abdômen está flácido e indolor. Há PA 110x70mmHg, FC 90 bpm, FR 26 irpm e oximetria 86%. Exames laboratoriais mostram hemoglobina 6,4 g/dl, leuco e plaquetas normais, ureia 40 mg/dl, creatinina 1,0 mg/dl, LDH 1030 UI/L, BNP 80 pg/ml, troponina negativa e d-dímero de 400 ng/ml. 


Para diagnóstico da causa da anemia, o exame mais apropriado é: 

#Questão 932505 - Medicina, Hematologia, Prefeitura de Bauru - SP, 2023, Prefeitura de Bauru - SP, 2023 - Prefeitura de Bauru - SP - Médico Pediatra

Considere as seguintes afirmações em relação à deficiência de ferro:
I. Amamentação na primeira hora de vida é uma das estratégias para prevenção da anemia.
II. A ausência de aleitamento materno até o sexto mês de vida é fator determinante para desenvolvimento de anemia.
III. O ferro “heme” é o que tem maior biodisponibilidade e, por isso, é melhor absorvido que a forma “não-heme” .
IV. Há dois tipos de ferro presentes nos alimentos: “heme” (presentes nos vegetais) e “não-heme” (presentes nas carnes). 

Podemos afirmar a respeito da anemia falciforme:
I.É caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme.
II.É uma doença adquirida, podendo ser causada por distúrbios autoimunes e reações de transfusões de sangue.
III.Um de seus sintomas é a aparência de úlceras de perna.
IV.A detecção é feita por meio do exame eletroforese de hemoglobina.
É correto o que se afirma em:

#Questão 932614 - Medicina, Hematologia, FCM, 2023, IF Sul - MG, Médico - Clínica Geral

Anemia microcítica no adulto é um achado frequente em consultas de rotina, muitas vezes negligenciado ou pouco investigado. É comum a prescrição de reposição de ferro, sem a devida investigação da causa, ou mesmo para pacientes sem diagnóstico de anemia ferropriva.
Leia atentamente as afirmações a seguir.

I - São causas de anemia microcítica: anemia ferropriva, talassemia, esferocitose, anemia falciforme.
II - A talassemia causa uma microcitose pouco significativa quando comparada as outras causas de anemia ferropriva.
III - Anemia de doença crônica e a anemia hemolítica tendem a aumentar os estoques de ferro e, consequentemente, a ferritina.
IV - Anemia de doença crônica se caracteriza por níveis séricos de ferro reduzidos, ferritina normal a elevada, saturação de transferrina normal a baixa e capacidade total de ligação ao ferro reduzida.
V - Anemia ferropriva se caracteriza por níveis séricos de ferro reduzidos, ferritina baixa, saturação de transferrina baixa e capacidade total de ligação ao ferro aumentada.

Quantas afirmações são verdadeiras?

#Questão 932620 - Medicina, Hematologia, FCM, 2023, IF Sul - MG, Médico - Clínica Geral

Leia o caso clínico a seguir para responder a questão.

L.M.A., 33 anos, previamente hígida, comparece ao consultório médico com queixa de desânimo, perda de peso, dor articular e manchas pelo corpo. Informa que os sintomas começaram há 3 meses, de forma leve e estão evoluindo com piora progressiva. Quando questionada, refere cansaço aos esforços moderados, hiporexia e dor articular em pequenas articulações de mãos, pés, joelhos e tornozelos. A dor articular é pior ao acordar e alivia ao longo do dia. Usa apenas anticoncepcional oral; nulípara. História familiar de hipotireoidismo.


Ao exame clínico apresentava dados vitais estáveis, exceto por frequência cardíaca de 110 batimentos por minutos (bpm). Articulações metacarpofalângeas, punho direito e interfalangianas doloridas à palpação, punho esquerdo e joelho direito com aumento de volume e calor. Apresentava máculas e pápulas arroxeadas em membros inferiores que não desaparecem à digito pressão.


Exames laboratoriais disponíveis: hemoglobina de 9,8 mg/dl, leucócitos totais de 1000 céls./mm³, plaquetas de 75 000 céls./mm³, LDH elevado, bilirrubinas aumentadas às custas de bilirrubina indireta, reticulócitos de 14%, ferritina de 200 ng/dL, proteína C reativa de 35 mg/dl, creatinina de 1 mg/dL, ureia de 20 mg/dL, fator antinuclear de 1/640 padrão nucleolar, fator reumatoide negativo. Urina rotina com hematúria e cilindros granulosos, cilindros hemáticos e proteinúria. Urina de 24 horas com proteinúria de 1,5g. 


Quanto aos exames laboratoriais, qual a análise correta em relação ao quadro apresentado pela paciente?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis