Questões sobre Geriatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geriatria

Homem, 73 anos, no décimo dia de pós-operatório de neoplasia maligna de próstata, é internado no CTI apresentando “falta-de-ar”, frequência cardíaca de 108 bpm, frequência respiratória de 24 irm, PA – 130X90 mm/Hg, e na ausculta exibe murmúrio vesicular diminuído na base do hemitórax esquerdo. Aprincipal hipótese diagnóstica é:

Sobre o diagnóstico clínico da doença de Alzheimer, segundo o NINCDS-ADRDA (NationalInstituteofNeurologic, CommunicativeDisordersandStroke- Alzheimer DiseaseandRelatedDisordersAsso -ciation), estão corretos os seguintes critérios:

I – Provável Doença de Alzheimer: demência estabelecida por exame clínico e documentada por Mini- MentalStateExamination (MMSE) ou Escala de Demência de Blessed ou outro exame similar, confirmado por testes neurosicológicos; déficit em duas ou mais áreas de cognição; progressiva piora da memória e de outras funções, sem distúrbio de consciência; início entre idades de 40 a 90 anos, mais frequentemente acima de 65 anos; e aus6encia de outras desordens sistêmicas ou cerebrais, que poderiam ser causas do déficit de memória e cognição progressivos.

II – Possível Doença de Alzheimer: presença de síndrome demencial, na ausência de outras anormalidades neurológicas, psiquiátricas ou sistêmicas suficientes para causar demência, porém, presença de variações no início, apresentação e curso clínico, ou presença de doença secundária sistêmica ou cerebral que poderiam ser a causa do quadro, mas não é considerada causa.

III – Diagnóstico definitivo: Critério clínico de Doença de Alzheimer com evidência histopatológica, obtida por biópsia ou autópsia.

A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia comum que acomete indivíduos de ambos os sexos, em todas as faixas etárias. Sobre as ITUs está correto afirmar:

Sobre a terapia medicamentosa em pacientes geriátricos, avalie as assertivas a seguir:

I. As alterações de distribuição devido a diferente proporção dos constituintes corporais e á diminuição da depuração renal de fármacos são as mudanças farmacocinéticas mais relevantes no paciente idoso.

II. Diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina, digitálicos, anti-inflamatórios nãoesteroides e betabloqueadores são os grupos farmacológicos mais frequentemente associados a interações clinicamente significativas.

III. A metoclopramida determina frequentemente sonolência, sinais de parkinsonismo, tremores e espasmos musculares em idosos.

IV. O uso de anti-inflamatórios não esteroides em pacientes com 65 anos ou mais se associa a risco aumentado de iniciar tratamento anti-hipertensivo.

 Está(ão) CORRETA(S):

Sobre a depressão e seu tratamento, avalie as assertivas que seguem:

I. O tratamento da depressão pode diminuir os esquecimentos.

II. A depressão é uma das causas da demência nos pacientes idosos.

III. Deve-se descartar depressão em todo paciente que se queixa de esquecimentos.

IV. Os antidepressivos tricíclicos são os mais seguros para a população geriátrica.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis