Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

A cromoendoscopia começou a ser utilizada há décadas. As primeiras referências acerca desse método datam de 1972, feitas por Yamakewe e Cols, e serviram para auxiliar no diagnóstico endoscópico das afecções gastrointestinais. É um método de fácil e rápida execução e deve fazer parte da rotina do endoscopista. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O uso de tinta-da-índia com cateter borrifador permite a identificação de lesões planas no esôfago e no estômago.

Em relação à hemorragia digestiva alta, varicosa e não-varicosa, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, com o avanço das várias modalidades de terapêutica endoscópica na vigência de hemorragia digestiva, a taxa de mortalidade por ruptura de varizes gástricas é menor que a por varizes esofágicas.

Um paciente de 50 anos de idade, do sexo masculino, queixa-se de disfagia intermitente há 1 ano, acompanhada de queixas respiratórias altas, azia e pirose de longa data. Nega perda de peso. Já passou por endoscopia digestiva alta, que mostrou estenose distal concêntrica do esôfago. A biópsia realizada durante a endoscopia foi inconclusiva.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.

O diagnóstico mais provável é a de neoplasia do esôfago, devendo o paciente ser encaminhado imediatamente para tratamento cirúrgico.

Um homem com 50 anos de idade procurou o serviço de emergência por apresentar, há 1 hora, quadro clínico de dor precordial. O exame físico não mostrou alterações e o eletrocardiograma revelou alterações compatíveis com infarto agudo do miocárdio de parede anterior.

No quadro clínico acima, o tratamento inicial para o paciente deve incluir a prescrição de

lidocaína.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis