Questões sobre Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico

É solicitada avaliação da reumatologia para uma paciente do sexo feminino, 56 anos, com diagnóstico prévio de poliangeíte microscópica há 4 anos, internada por quadro de tosse, dispneia e hemoptise, com tomografia de tórax sugestiva de hemorragia alveolar difusa, além de piora importante de função renal em padrão de glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP), com necessidade de suporte renal agudo. De acordo com as principais recomendações para o tratamento das Vasculites associadas ao ANCA, assinale a alternativa correta para o manejo do caso.

A doença mista do tecido conjuntivo (DMTC) compreende doença reumatológica imunomediada crônica, que engloba manifestações fenotípicas de uma série de doenças autoimunes, porém com características peculiares que a distingue como uma entidade distinta. Sobre a DMTC, assinale a alternativa incorreta

O exame de FAN é fundamental em diversos cenários da prática da reumatologia, podendo estar presente em uma ampla gama de patologias. Porém não é incomum a sua utilização e interpretação de forma equivocada, levando a diagnósticos equivocados, gastos adicionais desnecessários com exames subsequentes, e muitas vezes tratamentos desnecessários. Sobre o exame de FAN, assinale a alternativa incorreta.

A Síndrome do Anticorpo Anti-fosfolípide (SAF) se caracteriza pela causa de trombofilia adquirida mais comum, manifestando-se com quadros de tendência a tromboses venosas e/ou arteriais recorrentes, e morbidade obstétrica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os critérios de classificação para SAF.

Homem de 54 anos, portador de artrite reumatoide em seguimento com Reumatologia e uso regular de metrotrexato 17,5 mg/ semana e adalimumabe 40 mg a cada 14 dias. Comparece no pronto socorro queixando piora de dor e edema em articulação de cotovelo esquerdo há 1 semanas. No exame físico, evidenciado edema e calor em cotovelo esquerdo, com diminuição moderada de amplitude de movimento, com bastante dor a mobilização. Demais articulações de mãos, punhos e cotovelo contralateral com espessamentos frios e indolores. Realizada artrocentese da articulação sintomática, com saída de 8 ml de líquido amarelo-esverdeado, com contagem de 60.000 leucócitos/mm³ e 75% de polimorfonucleados. Assinale a alternativa com o diagnóstico e tratamento inicial mais adequados. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis