Questões sobre Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico

Com relação aos riscos de surgimento de insuficiência renal aguda (IRA) em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos, assinale a alternativa correta.

Paciente do sexo feminino, 15 anos, com abaulamento indolor em região malar direita. A tomografia revelou um padrão “marmóreo/vidro fosco” no osso da maxila, caracterizado por áreas hipodensas intercaladas com áreas hiperdensas, correspondendo à substituição de tecido ósseo por tecido fibroso. O diagnóstico mais provável é: 

Dentre as artropatias microcristalinas, a doença por deposição de cristais de pirofosfato de cálcio (DPFC) se caracteriza por apresentar um espectro clínico amplo, podendo mimetizar outras condições, motivo pelo qual é necessário um alto grau de suspeição para a sua correta identificação. Pode ocorrer de forma idiopática, porém, principalmente em indivíduos jovens, pode estar associada a outras patologias endócrinas e metabólicas. Assinale a alternativa contendo a patologia que não se associa à DPFC.

Mulher de 22 anos é encaminhada pelo ortopedista para avaliação com a reumatologia por quadro lombalgia crônica há 1 ano, sem melhora. Relata dor predominante em região lombar baixa e nádegas, pior à noite, despertando-a do sono, com melhora após se levantar e caminhar, porém com sensação de rigidez durante toda a manhã. Ao ser indagada relatou episódios prévios de “tendinites” em ombros e cotoloves, e fasceíte plantar à direita, recorrentes porém com melhora durante uso de antiinflamatórios, sem outras comorbidades. Nuligesta, parceiro sexual único sem uso de preservativos, apresenta quadros recorrentes de corrimento vaginal e dispareunia. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

Homem de 37 anos, trabalhador da área de construção civil, queixa-se de lombalgia crônica de forte intensidade, com irradiação para região anterior da coxa direita, com piora em posição ortostática e à deambulação, há duas semanas. Exame físico do quadril sem alterações, não notados déficits motores, e o teste de Lasegue foi negativo bilateralmente. Assinale a alternativa contendo a manobra de exame que mais provavelmente estará alterada. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis