Questões sobre Clínica Médica Humana

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Médica Humana

A consulta ambulatorial, além de ser um momento essencial para a avaliação clínica, demanda um alto nível de organização e registro detalhado, especialmente em cenários complexos onde o histórico do paciente pode influenciar diretamente o manejo terapêutico. Durante o atendimento, é necessário correlacionar dados clínicos, exames complementares e eventuais achados incidentais. Sobre os princípios do atendimento ambulatorial e suas implicações técnicas, analise as afirmativas a seguir:

I.A utilização de protocolos baseados em evidências é imprescindível para o registro no prontuário, pois permite que as decisões clínicas estejam alinhadas às melhores práticas e reduzam a variabilidade no cuidado.

II.Em situações onde exames complementares apresentam resultados inconclusivos, o registro no prontuário deve incluir a descrição detalhada da análise do profissional e as hipóteses alternativas, garantindo uma base consistente para novos manejos.

III.A omissão de dados considerados pouco relevantes durante a consulta é aceitável, desde que o prontuário contenha informações principais relacionadas ao quadro atual do paciente, otimizando o tempo de registro e leitura.


Está correto o que se afirma em:

#Questão 1124010 - Medicina, Clínica Médica Humana, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Medicina de Família e Comunidade, Saúde do Campo, da Floresta e das Águas

Analise as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA, de acordo com a resposta à seguinte pergunta abaixo: Em relação ao papel da fisiopatologia na prática médica, qual é uma crítica feita à formação dos profissionais de saúde?

Paciente do sexo feminino, 26 anos, apresenta-se à consulta psiquiátrica com queixas de insônia terminal, anedonia, fadiga e ideação de morte há 6 semanas. Ao exame do estado mental, observa-se retardo psicomotor significativo, discurso hipomodulado e bradifásico, além de ruminações de culpa. Relata perda ponderal não intencional de 8 kg no período. Nega sintomas psicóticos ou alterações do humor prévias. Refere história de conflitos familiares e no ambiente de trabalho.

Considerando o caso descrito e os critérios diagnósticos do DSM-5-TR e da CID-11, o diagnóstico presuntivo com suas especificações é o de

#Questão 1134013 - Medicina, Clínica Médica Humana, FGV, 2025, MPU, Analista do Clínica Médica

O choque resulta em falência generalizada do sistema circulatório em oxigenar e nutrir o corpo adequadamente; no nível celular, o choque altera a transferência de energia mitocondrial e provoca a produção e o acúmulo de substâncias químicas tóxicas.

O rápido reconhecimento do choque requer a integração de informações da história imediata e do exame físico e é fortemente sustentado pela presença de uma piora do déficit de base ou da acidose lática.

Um critério empírico para diagnóstico de choque circulatório é:

#Questão 1134702 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Mulher, 50 anos de idade, apresenta queixa de dor na face de forte intensidade, sobretudo na região mandibular à esquerda há uma semana. São dores agudas, de curta duração (menos de um minuto), que começam na região malar esquerda e abrangem progressivamente a mandíbula ipsilateral. Tem início ao escovar os dentes ou mastigar, ou até com toque no local. Não apresenta doenças conhecidas ou faz uso de medicações de forma contínua. Ao exame físico, apresentou temperatura de 36,8 ºC, FC de 88 bpm, PA de 120x80 mmHg. Pele, orofaringe e ouvidos normais. Sem alterações pupilares, de força de mastigação ou de sensibilidade na face. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento mais adequado para a paciente descrita.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis