Questões sobre Clínica Médica Humana

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Médica Humana

Paciente masculino, 34 anos, nascido em 03 de março de 1988, natural de São Leopoldo e procedente de Viamão, motorista de ônibus, vai à consulta médica por queixa de febre, calafrios e tosse. Relata que os sintomas iniciaram há dois dias, com progressão da tosse. Sobre o caso relatado e sobre a abordagem geral do paciente, analisar os itens abaixo:

I. A anamnese do paciente supradescrito apresenta a identificação, a queixa principal e a história da doença atual.
II. Sobre os achados no exame pulmonar do paciente, é bastante provável que haja macicez na percussão, causado por um extenso derrame pleural.
III. Na revisão de sistemas, haverá alterações no sistema respiratório do paciente por conta dos sintomas relatados.

Está(ão) CORRETO(S):

Mulher, 28 anos, procura o atendimento médico devido à forte dor lombar, iniciada há 24 horas, associado a náuseas e vômitos; refere presença de febre não aferida, queixa-se de disúria. Refere, ainda, ter história pregressa de nefrolitíase, nega outras comorbidades. Ao exame: paciente vigíl; pupilas isocóricas; ausculta cardíaca com ritmo cardíaca regular; bulhas normofonéticas e sem a presença de sopros; ausculta pulmonar: murmúrio vesicular presente, ausência de ruídos adventícios, abdômen flácido, doloroso à palpação profunda em fossa ilíaca direita, descompressão brusca negativa, Giordano negativo; membros inferiores: ausência de sinais de trombose venosa profunda, sem edemas bilateralmente. PA 90 x 60 mmHg; FC 108 bpm; FR 24 ipm; temperatura axilar 36,9° C; saturação de O2 95 % em aa; tempo de enchimento lentificado. Considerando o caso hipotético, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Tendo em vista que a paciente apresenta sinal de Giordano negativo, exclui-se a hipótese de doença do trato urinário, considerada como principal hipótese apendicite aguda não complicada pela presença da dor em fossa ilíaca direita.
( ) O exame padrão-ouro para a confirmação da nefrolitíase é a tomografia de abdômen e pelve contrastada.
( ) O tratamento adequado para a paciente consiste no uso de anti-inflamatório por 3 a 5 dias, associado à terapia expulsora com um bloqueador alfa-1, como a doxazosina. Pode ser feita, também, a analgesia com opioides por via oral.
A sequência está correta em

São considerados sinais de alerta para indicação de endoscopia digestiva alta em pacientes com sintomas de síndromes dispépticas crônicas, EXCETO:

Paciente do sexo feminino, 21 anos, vem à consulta queixando-se de disúria terminal, polaciúria e dor pélvica de início há um dia. Nega episódios prévios semelhantes. Nega febre, nega dor lombar, nega vômitos e nega corrimento vaginal. Em relação à conduta a adotar, a MELHOR opção é:

Um homem de 48 anos procura o serviço médico para consulta preventiva. Ele não relata doenças prévias ou uso de medicamentos, nunca fumou e consome duas taças de vinho tinto por dia às quintas, sextas e sábados. Trabalha em uma agência bancária e é sedentário. O exame físico mostra pressão arterial de 140/95mmHg, IMC de 28, e circunferência da cintura de 102cm. A propedêutica mostrou glicemia de jejum de 108mg/dl, HDL 32mg/dl, triglicérides 135mg/dl, AST 62U/l, ALT 71U/l e o ultrassom abdominal mostrou hiperecogenicidade do parênquima hepático.
A principal hipótese diagnóstica é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis