Questões sobre Clínica Médica Humana

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Médica Humana

#Questão 1116484 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 65 anos de idade, segundo pós-operatório de colecistectomia, até então, sem complicações, começa a gritar, afirmando estar presente um “homem estranho” no seu quarto no hospital. Refere que na noite anterior, lembra-se de ter visto vários homens no seu quarto. Refere que estes homens nada lhe disseram, mas que tinha a certeza de que estavam ali para lhe fazer mal. Não tem antecedentes de doença psiquiátrica. Durante à noite anterior, ficou agitado e inquieto, e intercalou com períodos em que estava desorientado e sonolento. Ao exame físico, apresenta FC de 98 bpm, PA de 150x90 mmHg. SpO2 de 98% em ar ambiente. Vigil, orientado no espaço, porém não no tempo.
Não apresentava alucinações ou delírios no momento da avaliação. Qual das alternativas melhor diferencia o delirium da demência?

Um paciente tem confirmado o diagnóstico de sarampo. Quanto à evolução dos sinais ou sintomas, o último a desaparecer é o(a): 

#Questão 1116487 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 54 anos de idade, é trazido por quadro de dor torácica e dispneia com início há 8 horas. A dor é em hemitórax direito, tipo facada, que piora com a inspiração. A dispneia é em repouso, iniciada, concomitante, com a dor torácica. Nega trauma ou esforço intenso precedendo o início do quadro clínico. Nega febre ou tosse produtiva. Portador de DPOC e usa nebulização de brometo de tiotrópio + salbutamol em SOS. Tabagista de 48 anos-maço. Ao exame físico, apresentou PA de 140x84 mmHg, FC de 110 bpm, FR de 22 irpm e SpO2 de 86% em ar ambiente. Ausculta pulmonar: diminuição do murmúrio vesicular no terço superior do hemitórax direito, com sibilância expiratória difusa. Em relação ao quadro clínico descrito e considerando o diagnóstico mais provável do paciente, assinale a alternativa que apresenta a terapêutica mais adequada.

#Questão 1116493 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Mulher, 63 anos de idade, queixa-se de cefaleia frontal, bilateral, opressiva há três horas associada a visão turva. Nega náuseas, vômitos ou fotofobia. A dor não cedeu com paracetamol. Ao exame físico apresentou PA de 190x94 mmHg, FC de 78 bpm. Sem alterações de força ou de sensibilidade. Romberg negativo. Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Fundoscopia normal. Quais dos exames complementares são mais indicados neste momento?

#Questão 1116495 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Mulher, 54 anos de idade, relata dispneia, febre (38 ºC), dor torácica em peso no hemitórax esquerdo, sem irradiação, sem fatores de melhora ou piora, há três dias. Há duas semanas, fez tratamento para pneumonia por sete dias. Nega doenças prévias. Nega tabagismo ou etilismo. Exame físico: temperatura 37,8 °C, PA 120x78 de mmHg e FC de 70 bpm. Frêmito toracovocal e murmúrio vesicular diminuídos em dois terços inferiores de Hemitórax Esquerdo (HTE). Radiografia de tórax: imagem sugestiva de derrame pleural na metade inferior do HTE. Realizada toracocentese com a saída de líquido turvo, cuja análise revelou: pH 7,1; leucócitos 70.000/μL; glóbulos vermelhos 20.000/mL; LDH 1.500 UI/L. LDH sérico 600 UI/L. O raio X de tórax, pós toracocentese, mostrou condensação pulmonar com broncograma aéreo em 1/3 inferior de HTE. Em relação ao caso apresentado, qual é o próximo passo mais adequado?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis