Questões sobre Clínica Cirúrgica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Cirúrgica

Em relação à doença diverticular dos cólons, julgue os itens seguintes. Os divertículos colônicos são, em sua maioria, falsos divertículos, pois não contêm todas as camadas da parede intestinal.

No que se refere ao quadro clínico das úlceras pépticas, julgue os itens subsequentes. Enquanto o sangramento da úlcera duodenal provoca melenas com mais frequência, o da úlcera gástrica tende a provocar hematêmese.

No que se refere ao quadro clínico das úlceras pépticas, julgue os itens subsequentes. A dor na úlcera gástrica e na úlcera duodenal costuma agravar-se logo após as refeições.

Paciente do sexo feminino, de 35 anos de idade, solteira, com peso de 140 kg e altura de 1,60 m, apresenta-se em um consultório médico com queixa de dificuldade para perder peso. Refere já ter tentado dieta orientada por nutricionista por mais de um ano, sem sucesso em relação à perda de peso. Faz acompanhamento psicológico há três anos, realiza exercícios físicos leves regularmente (caminhadas de 30 minutos, duas vezes por semana, há um ano), porém está com o peso estável desde então. Não tem outras comorbidades. Não fuma. Ao exame físico, a paciente está em bom estado geral, com sinais estáveis: PA = 120 mmHg x 80 mmHg, FC = 89 bpm, FR = 18 mrpm. O IMC da paciente foi calculado em 54. A paciente não tem cirurgias prévias e conta com história familiar negativa para doenças crônicas, exceto história paterna de obesidade.

Com base no referido caso e considerando os conhecimentos médicos relacionados ao citado quadro clínico, julgue os itens a seguir.

Existe indicação de cirurgia bariátrica para a paciente, uma vez que tal cirurgia é indicada para todos os pacientes que apresentem IMC > 35, ou IMC > 30 associado a comorbidades decorrentes da obesidade.

Paciente do sexo feminino, de 61 anos de idade, comparece a uma unidade de saúde com dor abdominal, icterícia de caráter progressivo, com início há três meses, prurido generalizado pelo corpo e perda de 5 kg nesse período. Refere episódios de colúria e acolia fecal. Nega febre, calafrios ou outros sintomas. É tabagista ativa (50 maços/ano) desde os 20 anos de idade. É hipertensa, em uso de hidroclorotiazida e captopril. A paciente nega cirurgias prévias. Fez uso de contraceptivo hormonal oral combinado no passado, durante 30 anos. A paciente não tem história de câncer na família e, ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com sinais vitais estáveis e icterícia de mucosas conjuntivas e de pele. O abdome da paciente apresenta-se flácido, depressível, sem massas palpáveis, sem adenomegalias, sem sinais de defesa e de irritação peritoneal. Os exames laboratoriais evidenciavam uma discreta anemia (hemoglobina = 10 g/dL), hiperbilirrubinemia às custas de direta (bilirrubina total = 6,1 mg/dL, bilirrubina direta = 5,1 mg/dL), assim como provas de colestase elevadas (fostatase alcalina = 550 U/L e gama-GT = 250 U/L). As sorologias para hepatite se mostraram negativas, com ALT e AST no limite superior da normalidade. A endoscopia digestiva alta da paciente apresentou um resultado normal. A ecografia de abdome evidencia dilatação da via biliar intrahepática, sem evidência de fator obstrutivo que a justifique. A vesícula biliar apresenta paredes finas, sem cálculos no respectivo interior e sem outras alterações no exame.

Com base no referido caso e considerando conhecimentos médicos relativos ao citado quadro clínico, julgue os itens a seguir.

A classificação da doença que a paciente apresenta se faz de acordo com a classificação de Bismuth-Corlette, que leva em consideração a localização do tumor e auxilia no plano cirúrgico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis