Questões sobre Cirurgia Pediátrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia Pediátrica

Sobre as síndromes abdominais agudas perfurativas nos recém-nascidos está correto afirmar:

I - A etiopatogenia está relacionada à aspiração gástrica com sondas de material rígido ou com excessiva pressão negativa, trauma, anóxia e manobras de ressuscitação, levando a ulceras agudas de estresse, hemorragia digestiva alta podendo evoluir para perfuração.

II – O diagnóstico toma como base os dados clínicos referidos e se confirma radiologicamente pela presença de pneumoperitônio.

III - A radiografia deve ser realizada em decúbito dorsal para facilitar o diagnóstico.

Sobre a obstrução intestinal no lactente e/ou na criança maior, podemos afirmar:

I – As causas que levam mais frequentemente à obstrução mecânica na criança são hérnia inguinal encarcerada, intussuscepção intestinal, aderências pós-operatórias e novelo de Áscaris lumbricóides

II – Quanto mais proximal a obstrução, maior a frequência de vômitos. Inicialmente, os vômitos são alimentares, progredindo para biliosos e fecalóides, de acordo com a localização e o tempo da obstrução. A parada de eliminação de gases e fezes acompanha o quadro clínico

III – A ultrassonografia do abdome tem indicações específicas na avaliação do trato gastrintestinal pediátrico, sendo altamente sensível no diagnóstico da intussuscepção intestinal.

#Questão 311158 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Cirurgião Pediátrico (24 horas)

O tratamento das complicações agudas mais comuns em acesso venoso central por punção é:

#Questão 311160 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Cirurgião Pediátrico (24 horas)

Na cirurgia de Peña para correção da malformação anorretal no menino, são fatores que aumentam as chances de incontinência, EXCETO:

#Questão 311162 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Cirurgião Pediátrico (24 horas)

Recém-nascido de 7 dias de vida, parto vaginal, 3.500g, apresenta massa nodular endurecida, de cerca de 4cm na face lateral direita do pescoço, pouco móvel no sentido craniocaudal e um pouco mais móvel transversalmente. A conduta correta para o caso é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis