Questões sobre Alergologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Alergologia

Um recém-nascido a termo, adequado para a idade gestacional e com exame físico sem alterações, foi encaminhado a alojamento conjunto. Sua mãe fez pré-natal, com VDRL negativo no primeiro trimestre. No segundo trimestre, ela apresentou lesão genital ulcerada e indolor, que cicatrizou em oito dias, com VDRL 1:256. O obstetra prescreveu 2.400.000 UI de penicilina benzatina em dose única para ela e 2.400.000 UI de penicilina benzatina em três doses, com intervalo de uma semana entre as doses, conforme anotado na carteira do pré-natal, para seu parceiro. O VDRL materno de admissão foi 1:4 e o VDRL do recém-nascido foi 1:2.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta segundo o protocolo do Ministério da Saúde

Um paciente com cinco meses de vida apresenta lesões nodulares eritematosas em face e membros há um mês, além de monilíase oral extensa. Há 45 dias, teve internação por quadro diarreico com duração de dezesseis dias. A mãe referiu pré-natal e parto sem intercorrências. Os pais são primos de primeiro grau. A criança está em aleitamento materno exclusivo, apresenta vacinação adequada, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, e desenvolvimento neuropsicomotor adequado. O z-escore do IMC é –3. Foi realizada biópsia de pele, cujo resultado mostrou dermatose linfo-histiocitária perivacular e perianexial, com esboço granulomatoso e pesquisa de BAAR positiva. A imunofenotipagem por citometria de fluxo mostrou diminuição de linfócitos T e B, com linfócito T CD4 e CD8 naives ausentes. Elisa anti-HIV negativo.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a hipótese diagnóstica e o tratamento das lesões de pele.

No Brasil, a febre tifoide vem apresentando uma tendência de declínio em seus coeficientes de incidência, mas ainda se deve pensar nesse diagnóstico em crianças com febre persistente, dor abdominal, constipação ou diarreia e esplenomegalia. Em relação à febre tifoide, assinale a alternativa correta.

Na enfermaria pediátrica, há uma paciente de onze anos de idade com artrite das articulações interfalangeanas de mãos, úlceras orais, linfonodomegalia cervical e história de emagrecimento e febre intermitente nos últimos dois meses. O hemograma revelou anemia normocítica, normocrômica de 9 g/dL, com reticulócitos normais, leucopenia de 3.500/mm3 e linfopenia de 1.000/mm3. Os outros exames mostraram Coombs direto negativo, FAN reagente (1/640, padrão homogêneo), anti-DNA dupla hélice positivo e anti-Sm negativo. O ecocardiograma revelou presença de pericardite.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Um paciente de catorze anos e meio de idade foi à consulta de rotina com queixa de baixa estatura, que, de fato, estava um pouco abaixo do percentil 3, z-escore –2,3. Exame físico normal, estágio puberal de Tanner G1P1. O peso e a estatura ao nascimento foram normais e, até o terceiro ano de vida, o crescimento foi dentro da normalidade, mas, depois desse período, o menino ficou sempre mais baixo que seus coleguinhas. Foram realizados os seguintes exames: hemograma; albuminemia; funções hepática e renal; dosagem de cálcio; fósforo; fosfatase alcalina; antiendomísio; antitransglutaminase; antigliadina; e cariótipo, todos normais. Nos últimos seis meses, a velocidade de crescimento foi normal, no limite inferior. A idade óssea está atrasada em três anos.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis