Questões de Medicina do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2020

Anemia é a condição na qual a concentração sanguínea de hemoglobina se encontra abaixo dos valores esperados para atender as necessidades fisiológicas exigidas de acordo com idade, sexo, gestação e altitude. De origem multifatorial, pode ser ocasionada pela deficiência de ferro e/ ou diversos outros micronutrientes, por perdas sanguíneas, processos infecciosos e patológicos concomitantes, uso de medicações específicas que impeçam ou prejudiquem a absorção do ferro. No tratamento de reposição do ferro, seja por alimentos ou suplementos, os seguintes fatores atuam na facilitação da sua absorção:

A icterícia do neonato é um fenômeno comum e transitório, principalmente nos bebês que nascem antes da 38ª semana de gravidez. Cerca de 50% dos bebês a termo e 80% dos bebês prematuros desenvolvem icterícia. No atendimento de recém-nascido nos primeiros dias de vida, ainda ictérico, são diagnósticos diferenciais os seguintes itens, EXCETO:

O sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, sobretudo as desnutridas. Filhos de mães imunes recebem anticorpos transmitidos pela via transplacentária. Essa imunidade é transitória e pode perdurar até o final do primeiro ano de vida, razão pela qual pode haver interferência na resposta à vacinação em menores de 12 meses de vida. No Brasil, cerca de 85% das crianças perdem esses anticorpos maternos por volta dos 9 meses de idade. A respeito desta doença, ê INCORRETO afirmar-se que:

Indivíduos com insuficiência renal crônica em estágio até 3B (taxa de filtração glomerular -TFG ? 30 a 44 mL/min/1,73m2) deverão ter acompanhamento inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tratamento dos fatores de risco modificáveis, evitando ou retardando a progressão da DRC e doença cardiovascular. As alterações laboratoriais do Distúrbio de Metabolismo Mineral Ósseo (DMO) são encontradas na maioria dos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) sendo observadas nos estágios iniciais da DRC e progridem com o declínio da função renal. As afirmativas seguintes são verdadeiras, com EXCEÇÃO de:

O risco Cardiovascular (CV) global deve ser avaliado em cada indivíduo hipertenso, pois auxilia na decisão terapêutica e permite uma análise prognóstica. A identificação dos indivíduos hipertensos que estão mais predispostos às complicações CV, especialmente Infarto Agudo do miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE), é fundamental para uma orientação terapêutica mais agressiva. A respeito destes riscos é INCORRETA a afirmação:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis