Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Uma paciente de 56 anos de idade chega à emergência queixando-se de desconforto em andar superior do abdome, com sensação de náuseas, iniciados há cerca de três dias. Relata que hoje apresentou calafrios, náuseas e vômitos e que, no momento, está com mal-estar e tontura. Na avaliação inicial, encontra-se em regular estado geral, com fácies de dor, ictérica, com PA = 90 mmHg x 50 mmHg, temperatura axilar (Tax) = 38,4 ºC, FR = 26 irpm e Sat = 96%. Ao exame, refere dor à palpação de quadrante superior direito do abdome e apresenta vesícula palpável. Durante a anamnese, refere quadro prévio de diabetes mellitus tipo 2 insulinodependente, hipertensão arterial e obesidade (IMC = 32 Kg/m²). Quando questionada a respeito da icterícia, contou que, nos últimos três meses, os respectivos familiares disseram frequentemente que ela precisava de uma dieta melhor, pois “parecia amarelada e estava emagrecendo muito rápido”. Menciona já ter apresentado um episódio com sintomas semelhantes há cerca de dois meses, porém com menor intensidade e sem a presença de febre e tontura. Relata que o episódio teve resolução espontânea e que a coloração amarelada da pele “sumiu por um tempo”.

Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

É correto suspeitar de um quadro de colangite, pois a paciente apresenta os sinais que compõem a tríade de Charcot: dor abdominal, icterícia e hipotensão arterial.

Certo paciente de 12 meses de vida é levado ao pronto atendimento por histórico de sete dias de tosse e secreção nasal, com febre que se iniciou há 48 horas. Ao exame físico, observam-se amígdalas hiperemiadas e com secreção exsudativa bilateralmente, além de linfonodomegalia cervical e baço palpável. Ao exame físico, verificam-se FC de 90 bpm, FR de 16 irpm e saturação de oxigênio de 99%.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A antibioticoterapia com penicilina é a principal opção terapêutica.

Uma paciente de 11 anos de idade compareceu a consulta de pronto atendimento com queixa de oito episódios de diarreia no dia de hoje, com fezes líquidas sem presença de elementos patológicos. Não ocorreram febre ou vômitos. Ao exame físico, verificaram-se olhos normais, mucosas úmidas e coradas, sinal da prega com desaparecimento rápido, pulsos cheios e simétricos e enchimento capilar com tempo de dois segundos. Constataram-se FC de 80 bpm, saturação de oxigênio de 100% e frequência respiratória de 16 irpm. A paciente apresenta histórico de tratamento oncológico para linfoma, atualmente sem critérios para recidiva, e infecções urinárias frequentes (de três a cinco episódios ao ano), desde os 2 anos de idade.

 Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O grupo dos linfomas é o grupo de neoplasias de maior incidência na infância e na adolescência.

A paciente J. D. R., 24 anos de idade, é portadora do vírus HIV e está em uso irregular de tratamento antirretroviral (TARV). Atualmente, apresenta contagem de CD4 de 150 células/mm³. Manifestou, durante a gestação do último filho, coinfecção com tuberculose. A paciente e o respectivo filho moram na mesma residência que a avó da criança. O filho de J. D. R. tem 9 meses de vida e não apresenta características clínicas de imunossupressão.

A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A vacinação com BCG, ao nascimento do filho da paciente, deveria ter sido realizada imediatamente, desde que ele não apresentasse sinais de imunossupressão.

#Questão 834358 - Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Programa de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo (Pré

Um paciente de 72 anos de idade, tabagista 50 maços.ano, hipertenso e dislipidêmico, vai ao consultório queixando-se de dor em panturrilhas ao caminhar, em piora progressiva há seis meses, que melhora com o repouso e retorna novamente após o reinício da marcha. Refere dor contínua em panturrilha esquerda tipo queimação há pelo menos três semanas. A esposa do paciente relata que ele dorme com a perna esquerda pendente na borda da cama. Ao exame físico, observam-se pele íntegra, pulso poplíteo presente, porém diminuído à direita e ausente à esquerda, pulso femoral à esquerda presente, FC de 62 bpm, PA de 140 mmHg x 90 mmHg, saturação de oxigênio de 97% em ar ambiente e frequência respiratória de 14 ipm.

Com relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Não há indicação de tratamento cirúrgico para esse paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis