Questões de Medicina do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2015

Uma mulher de setenta e sete anos de idade, hipertensa e diabética, em uso dos compostos losartana e metformina, apresentou episódios de taquicardia havia mais de seis meses, com aumento na frequência cardíaca e intensidade das palpitações nas últimas duas semanas. Na consulta médica, a paciente negou outros sintomas correlatos e, no exame físico, apresentou-se eupneica, normocorada, hidratada, com frequência respiratória de 23 irpm, pressão arterial de 138 mmHg × 72 mmHg, frequência cardíaca de 150 bpm, sem turgência jugular a 30º, ictus cordis normal, ritmo cardíaco irregular em dois tempos e sem sopros. Os demais sistemas não apresentavam alterações significativas no exame clínico. Os exames laboratoriais não revelaram anormalidades. A paciente realizou um eletrocardiograma que revelou ritmo de fibrilação atrial.

No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Essa paciente deve ser tratada com ácido acetilsalicílico (AAS), para prevenir futuros eventos tromboembólicos.

Em relação à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), julgue os itens subsequentes. A presença dos sintomas pirose retroesternal e regurgitação em pacientes com menos de quarenta anos de idade permite o início do tratamento da DRGE, sem a necessidade de realização do exame de endoscopia digestiva alta.

Em relação à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), julgue os itens subsequentes. No tratamento de paciente com DRGE, medicamentos como inibidores da bomba de prótons promovem um alívio mais rápido e eficaz dos sintomas, além de maior cicatrização da esofagite erosiva, quando comparados aos antagonistas dos receptores H2.

Um indivíduo aparentemente saudável, de trinta e seis anos de idade, procurou o serviço de triagem de câncer colorretal de um ambulatório hospitalar, relatando que sua tia materna havia falecido de câncer de mama aos trinta e oito anos de idade, e que sua mãe foi diagnosticada como portadora de câncer colorretal, aos quarenta anos de idade, e de câncer de endométrio aos quarenta e cinco anos de idade.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o seguinte item.

Deve-se submeter esse indivíduo à realização do teste da o-tolidina ou guaiaco, para monitoramento de sangue oculto nas fezes, devido à alta sensibilidade e especificidade do teste no diagnóstico de câncer colorretal.

Foi atendida, em uma consulta médica, uma jovem de dezoito anos de idade. De acordo com a anamnese da paciente, o médico tomou conhecimento de que, nos últimos dois meses, ela vinha apresentando episódios diários de dispneia com sibilos durante esforço, além de quadros semanais de dispneia e tosse improdutiva no período noturno. A paciente negou outras doenças ou tabagismo e, no exame físico, não foram constatadas anormalidades significativas. O exame de espirometria realizado revelou uma redução do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) de 69%.

 No que diz respeito a esse caso clínico e a controle e prevenção de doenças respiratórias, julgue o próximo item.

Essa paciente deve ser submetida a tratamento com medicamento beta-agonista de ação rápida, em associação com um corticoide sistêmico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis