Questões de Medicina do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2010

As adenomegalias são um achado bastante comum em crianças, tanto em doenças benignas quanto em neoplasias malignas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um linfonodo é considerado aumentado se apresentar mais de 10 mm em seu maior diâmetro. Mas deve ser ressaltado que cerca de 55% das crianças de todas as idades e 80%-90% das crianças entre quatro e oito anos terão linfonodos cervicais palpáveis não associados com infecção ou doença sistêmica.

Com relação à síndrome escrotal aguda, julgue os itens seguintes.

Existem remanescentes embrionários no escroto, geralmente localizados no testículo ou no epidídimo. O mais importante é um remanescente do ducto de Wolff (ducto mesonéfrico), que recebe o nome de apêndice testicular ou hidátide de Morgagni. É uma estrutura que existe em 90% dos homens, tem a forma de um pequeno pólipo ligado ao polo superior do testículo, e sua torção é a causa mais comum de escroto agudo.

Com relação à síndrome escrotal aguda, julgue os itens seguintes.

Dor muito intensa e súbita, principalmente se acompanhada de náuseas, vômitos e dor abdominal, é mais sugestiva de epididimite. Febre, sintomas urinários, afecções geniturinárias prévias ou instrumentação urológica levam à suspeita de torção do cordão espermático.

Julgue os itens seguintes, acerca do manejo pré e pós-operatório na criança.

A despeito de alguns bons resultados relatados na década passada, o uso da glutamina na alimentação parenteral de recém-nascidos e lactentes submetidos a operações no trato digestivo é controverso, uma vez que não há comprovação de que melhore a permeabilidade intestinal, o balanço nitrogenado e a evolução nessas crianças.

Julgue os itens seguintes, acerca do manejo pré e pós-operatório na criança.

No pós-operatório, há um aumento da produção de carboidratos associado a uma diminuição de sua utilização periférica e, em consequência, há hiperglicemia associada a uma hipoinsulinemia relativa. No recém-nascido, a hiperglicemia é de duração mais curta que no adulto, persistindo por aproximadamente 12 a 14 horas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis