Questões de Matemática Financeira do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Matemática Financeira do ano 2018

O valor presente do fluxo de caixa apresentado, descontado à taxa de 10%, é

Sabe-se que os dois fluxos de caixa abaixo referentes a 2 projetos, mutuamente exclusivos, apresentam a mesma taxa interna de retorno semestral positiva, ou seja, igual a 4% ao semestre.

A soma dos desembolsos D1 e D2, na época 0, dos 2 projetos é igual a

“Se, ao realizar a análise de um investimento, o fluxo de caixa descontado estimado resultar em um Valor Presente Líquido - VPL negativo, abandone de imediato a ideia de implantá-lo”. Essa declaração anda sendo desafiada em Finanças Corporativas por meio de uma nova teoria, a de opções reais. A base dessa teoria é que:

Um analista avaliou, para fins de escolha, dois projetos de investimento mutuamente excludentes denominados “A” e “B”, tendo encontrado os seguintes resultados: VPL “A” = VPL “B” = R$ 500.000. Ainda indeciso, ele decidiu dividir o VPL de cada projeto pelo total de investimento, calculado a valor presente, necessário à realização de cada projeto. Após esse novo cálculo, ele encontrou os seguintes resultados: Projeto “A” = 0,5 e Projeto “B” = 0,6. Sendo assim, o analista pôde concluir que:

Os Índices Gerais de Preços (IGP-M e IGP-DI) são, ambos, médias aritméticas ponderadas de três outros índices de preços:

- o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com peso 6;

- o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso 3; e

- o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com peso 1.

Suponha que, entre duas apurações consecutivas do IGP-DI, o IPA tenha aumentado de 2,1% para 2,4%; o IPC tenha também aumentado de 1,7% para 1,9%; e que o INCC tenha sofrido redução de 4,2% para 3,7%.

Nessas condições, da apuração anterior para a apuração mais recente, o IGP-DI:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis