Questões sobre Educação dos Surdos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação dos Surdos

De acordo com o Decreto 5.626/2005 no Art. 6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de:

I. Cursos de educação profissional;
II. Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e
III. Cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.
IV. Formação do instrutor de Libras pode ser realizada também por organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por pelo menos uma das instituições referidas nos incisos II e III.

Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 1129916 - Libras, Educação dos Surdos, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Aratiba - RS, Professor de Atendimento Educacional Especializado - AEE

“A abordagem da Comunicação Total chegou ao Brasil na década de setenta e vem sendo adotada em escolas mais recentemente. Os Estados Unidos é o maior representante desta abordagem. Sofreu muitas críticas, uma vez que não trouxe os benefícios esperados no âmbito do desempenho acadêmico das crianças com surdez no que se refere ao seu processo de escolarização (leitura e escrita)” (Poker, 2013). A respeito da Comunicação Total como abordagem educacional, assinale a alternativa INCORRETA. 

#Questão 1132395 - Libras, Educação dos Surdos, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Especial - Deficiência Auditiva

Ao analisar a concepção médica da surdez, observam-se as classificações abaixo definidas: 

I – Perda leve – de 26 dB a 40 dB; perda moderada – de 41 dB a 60 dB. 
II – Perda condutiva – quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média. 
III – Perda severa – de 61 dB a 80 dB; perda profunda, maior que 81 dB. 
IV – Perda mista – quando ocorrem alterações na orelha externa e na orelha média. 

É falso o que se afirma em: 

#Questão 1132759 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor Educação Especial - Libras

“A LIBRAS desempenha todas as funções de uma língua e, como tal, poderia ser usada para cumprir o papel que a linguagem oral tem na criança ouvinte.” (MOURA-2013)
Assinale a opção que melhor apresenta o desenvolvimento da linguagem pela criança surda.

#Questão 1132760 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor Educação Especial - Libras

“A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.” (Art.79-C da Lei nº 14.191 de 03/08/2021)
Avalie as afirmativas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) referentes a alguns objetivos dos programas incluídos no Plano Nacional de Educação.
( ) Manter programas de formação de pessoal especializado para educação bilíngue escolar dos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, especifico e diferenciado.
( ) Fortalecer as práticas socioculturais da comunidade ouvinte e a Língua de Sinais de outros países.

As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis