Questões sobre Educação dos Surdos

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Listagem de Questões sobre Educação dos Surdos

Em relação à avaliação da aprendizagem no ensino de Libras para alunos ouvintes, qual é um dos critérios fundamentais para medir a proficiência linguística?

Sobre a prática pedagógica do professor de Libras no contexto da educação bilíngue para surdos, analise as afirmativas:


I. A Libras deve ser utilizada como língua de instrução no ensino de conteúdos curriculares para alunos surdos.


II. O uso de narrativas visuais e contação de histórias em Libras contribui para o desenvolvimento cognitivo e a aquisição da linguagem pelos alunos surdos.


III. A metodologia de ensino de Libras para alunos surdos deve ser idêntica à aplicada para alunos ouvintes em cursos de formação.


Estão corretas as afirmativas: 

De acordo com as diretrizes da educação bilíngue para surdos, estabelecidas pelo Decreto nº 5.626/2005 e reforçadas por políticas educacionais recentes, a Libras deve ser: 

A Lei nº 10.436/2002 foi um marco legal para a comunidade surda no Brasil, garantindo o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Entretanto, foi o Decreto nº 5.626/2005 que estabeleceu diretrizes fundamentais para sua implementação em instituições de ensino e órgãos públicos. Sobre esse decreto, analise as afirmativas:


I. Determina a obrigatoriedade do ensino de Libras nos cursos de formação de professores.


II. Regulamenta a atuação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa.


III. Garante a Libras como disciplina obrigatória na educação infantil e ensino fundamental.


Marque a alternativa correta: 

Segundo a Lei 12.319/2010, artigo 6º, são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências:

I. Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;

II. Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;

III. Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos;

IV. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas;

V. Prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

Marque a alternativa CORRETA:

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