Questões de Legislação Especial Federal do ano 2005

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Listagem de Questões de Legislação Especial Federal do ano 2005

Assinale a alternativa que ESTÁ EM DESACORDO com as Diretrizes Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.

O Artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 afirma que "os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes..."

Marque nas alternativas a seguir a opção que não corresponde a uma diretriz apresentada no referido artigo.

As propostas inovadoras em uma instituição de ensino

devem estar manifestadas em seu projeto pedagógico, que

constitui "momento propício para o coletivo de profissionais

se ver no espelho do cotidiano" (Arroyo, 2000, p. 173). Considerando

os princípios de descentralização do sistema e de

maior autonomia às escolas, presentes na LDB 9.394/96,

observe as afirmativas abaixo, relativas ao projeto pedagógico.

I - Um contexto de mudanças exige a retomada do projeto

pedagógico para constantemente identificar necessidades

e redimensionar o trabalho.

II - O projeto pedagógico de uma escola deve ser estruturado

em decorrência de seu regimento interno, ambos os

instrumentos elaborados de forma participativa.

III - As necessidades levantadas pelo projeto pedagógico

devem ser encaminhadas à Diretoria de Ensino, a fim

de que possa atender ao contexto de mudanças.

IV - O projeto pedagógico permite o estabelecimento de um

diagnóstico para cada escola, visto ser um documento

comum a vários estabelecimentos de ensino que abre

precedentes para que se contemplem inovações particulares.

É (São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A cultura amazonense é muito marcada pelas tradições, usos e costumes dos indígenas. Em Manaus, tanto os habitantes do centro urbano, quanto os que moram à beira dos rios e igarapés, incorporaram traços da cultura dos primeiros habitantes de nossa terra. Por isso, faz-se necessário que o professor conheça os aspectos previstos na LDB 9394/96 acerca da educação de indígenas, contemplados nos artigos 78 e 79, que prevêem:

A prática da avaliação no cotidiano escolar requer um trabalho de cooperação entre professores e alunos. Sobre avaliação, assinale a única alternativa que não apresenta um princípio que a traduz.

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