Questões sobre NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística

De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística – Nobrade –, dos 28 elementos de descrição, sete são obrigatórios, quais sejam:

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Seu objetivo é garantir descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas.

O campo em que o profissional deve indicar o local de produção da unidade de descrição para a identificação da localidade, denomina-se

Relacione os exemplos de campos de descrição arquivística, de acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, às suas respectivas identificações.

1. Dossiê (4)

2. textuais 0,65m e 2 fotografias

3. BR CPDOC JG

4. Rio de Janeiro, Distrito Federal

( ) 1.1 Código de referência

( ) 1.3 Data(s)

( ) 1.4 Nível de descrição

( ) 1.5 Dimensão e suporte

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Dos elementos de descrição apresentados pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), considera-se:

Segundo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), é correto afirmar:

1. O primeiro trabalho consolidado de descrição arquivística em nível internacional foi a elaboração da norma para descrição de documentos arquivísticos ISAD(G), publicada em 1994, abrangendo documentos de todo e qualquer suporte.

2. A NOBRADE é a tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF). Seu objetivo é traduzir as normas internacionais para aplicação à realidade brasileira, de acordo com as determinações do Conselho Internacional de Arquivos (CIA).

3. A NOBRADE advoga a padronização de procedimentos em sistemas de arquivos e/ou em entidades custodiadoras. E preceitua formatos de entrada e saída de dados em sistemas de descrição automatizados, buscando interferir ao máximo na forma final em que as descrições são apresentadas.

4. Descrição do geral para o particular, com o objetivo de representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes.

5. Considera-se a existência de seis principais níveis de descrição: acervo da entidade cus- todiadora (nível 0), fundo ou coleção (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5).

6. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis, sete são obrigatórios, a saber: código de referência; título; data(s); nível de descrição; dimensão e suporte; nome(s) do(s) produtor(es); condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis