Questões sobre NBR 6118 - ABNT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NBR 6118 - ABNT

De acordo com a NBR 6118/2014 (Projeto de Estruturas de Concreto – procedimento), analise as afirmativas a seguir.

I. Elementos de concreto protendido: são aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão, com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura, bem como propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no Estado Limite Último (ELU).

II. Armadura passiva: qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada.

III. Armadura Ativa (de protensão): armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial.

IV. Junta de dilatação parcial: redução de espessura igual ou maior que 30% da seção de concreto.

Estão corretas apenas as afirmativas

No que concerne às propriedades do concreto, a ABNT NBR 6118 (2014), Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, apresenta as seguintes informações:

i) Na avaliação do comportamento de um elemento estrutural ou seção transversal, pode ser adotado um módulo de elasticidade único à tração e à compressão, igual ao módulo de deformação secante;

ii) No cálculo das perdas de protensão, pode ser utilizado em projeto o módulo de deformação secante;

iii) Para tensões de compressão menores que 0,5·fc (fc = resistência à compressão do concreto) e tensões de tração menores que a resistência do concreto à tração direta, o coeficiente de Poisson pode ser tomado igual a 0,2;

iv) Para tensões de compressão menores que 0,5·fc, pode-se admitir uma relação linear entre as tensões e deformações, adotando-se para o módulo de elasticidade o valor do módulo de elasticidade inicial.

Estão incorretos os itens

A ABNT NBR 6118 (2014), Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, comunica que o cálculo das reações de lajes maciças retangulares solicitadas uniformemente pode ser realizado de maneira aproximada pela teoria das charneiras plásticas. Nessa análise simplificada, as charneiras se desenvolvem a partir dos vértices das lajes formando os seguintes ângulos: i) 45º quando as bordas da laje que concorrem ao vértice de origem das charneiras forem do mesmo tipo, por exemplo: apoio-apoio ou engaste-engaste; ii) 60º a partir do engaste quando as bordas da laje que concorrem ao vértice de origem das charneiras forem diferentes, por exemplo: engaste-apoio; iii) 90º a partir da borda livre quando uma das bordas da laje for livre, por exemplo: engaste-livre ou apoio-livre. Sendo assim, pede-se a reação sobre a viga V3, RV3, se as lajes maciças L1 e L2 forem solicitadas pela carga uniforme q0 e apresentarem dimensões e condições de apoio conforme mostra a figura seguinte. Para o cálculo, admitir o vão teórico das lajes (linha tracejada).

O resultado é

De acordo com a ABNT NBR 6118:2014, em relação à espessura nominal do cobrimento, a dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode ser superior a

Segundo a ABNT NBR 6118:2014, para um adequado comportamento da estrutura quanto à aceitabilidade visual, o valor limite da flecha é de l/250. Assim, para uma viga de concreto armado com vão igual a 4,2 m e valor da flecha total igual a 2,65 cm, o valor da contraflecha mínima, em centímetros, deverá ser de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis