Questões sobre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS

A Política Nacional de Assistência Social – PNAS, é fruto de esforços e lutas para uma nova perspectiva em relação a assistência social no Brasil. A partir da consagração da assistência social como política pública não contributiva na Constituição Federal de 1988, dever do Estado e direito do cidadão, passou a ser entendida a partir de então, como uma das bases do tripé da Seguridade Social ao lado da Política de saúde e previdência. Os usuários da Política de Assistência Social são cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade e risco social. A respeito desses cidadãos e grupos, quais deles NÃO se caracterizam como público da assistência:

Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o trabalho social com famílias apreende as origens, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas por toda a família, contribuindo para sua proteção de forma integral, materializando a matricialidade sociofamiliar no âmbito do SUAS. Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS. São famílias usuárias em especial da Proteção Social Básica, exceto:

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público não contributivo que tem por função a gestão do conteúdo específico da assistência social no campo da proteção social brasileira. Assinale a alternativa que NÃO se configura num de seus eixos estruturantes:

Complete a sentença: A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) organiza a matriz de funcionamento do ____________, inaugurando no país um novo paradigma de defesa dos direitos socioassistenciais, o qual reorganiza os projetos, programas, serviços e benefícios da Assistência Social.

Serviço contemplado na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), como um dos serviços de proteção social especial de alta complexidade e que representa uma modalidade de atendimento que visa oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes até que seja possível sua reintegração familiar ou, na sua total impossibilidade, encaminhamento para adoção, propiciando o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária, permitindo a continuidade da socialização da criança/adolescente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis