Questões sobre Ministério da Saúde - MS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério da Saúde - MS

Entre as estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, conforme a Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, encontra-se a análise do perfil produtivo e da situação de saúde dos trabalhadores que pressupõe, EXCETO:

Segundo a Portaria nº 3.252/2009, a vigilância em saúde constitui-se de ações de promoção da saúde da população, vigilância, proteção, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde. A vigilância em saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde é definida como:

A Portaria nº 874/2013 do Ministério da Saúde “institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Analise as afirmativas a seguir acerca desta Política.

I. O reconhecimento do câncer como uma doença crônica prevenível é um dos seus princípios gerais.

II. Reconhece o tabagismo, o consumo de álcool, o sobrepeso, a obesidade e o consumo alimentar inadequado como fatores de risco relacionados ao câncer.

III. Os cuidados paliativos para os casos que os exijam não são objetos desta Portaria, uma vez que são garantidos pela Política Nacional de Atenção Básica.

IV. O tratamento dos casos raros ou muito raros de câncer é reconhecido por essa Política como casos especiais e que exigem análise técnica para que sejam encaminhados para alto nível de especialização e maior porte tecnológico em estabelecimentos de saúde de referência nacional.

Estão corretas apenas as afirmativas

Os indicadores de saúde são parâmetros utilizados com o objetivo de avaliar o estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Conjuntamente refletem a situação sanitária de uma população e servem para a vigilância das condições de saúde. Porém, um indicador deve ter qualidade que depende dos componentes utilizados na sua formulação e da precisão dos sistemas de informação empregados como a coleta, o registro e a transmissão dos dados. O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o Brasil é o 4º país em número de pacientes em diálise, ficando atrás apenas dos EUA, Japão e Alemanha.” (Sociedade Brasileira de Nefrologia, 2015.) Um dos indicadores que fazem parte da matriz de indicadores da Ripsa é a prevalência de pacientes em diálise (SUS).

Este indicador reflete a ocorrência de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis