Questões sobre Ministério da Educação - MEC

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Listagem de Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Conforme consta no Art. 21 da Resolução nº 2, de 30 de Janeiro de 2012, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deve, progressivamente, compor o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No que diz respeito às funções do ENEM, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:

( ) Avaliação sistêmica, que tem como objetivo subsidiar as políticas públicas para a Educação Básica.

( ) Avaliação certificadora, que proporciona àqueles que estão fora da escola, aferir seus conhecimentos construídos em processo de escolarização, assim como os conhecimentos.

( ) Avaliação classificatória, que contribui para o acesso democrático à Educação Superior.

( ) Avaliação contínua, que contribui para fornecer indicadores para orientar a prática educacional e apontar o momento em que é necessário o professor fazer ajustes no caminhar das suas ações.

A sequência correta é:

Constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação:

I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

II. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

III. Colégio Pedro II.

IV. Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

Assinale a alternativa correta

Conforme consta no Art. 14 da Resolução nº 2, de 30 de Janeiro de 2012, o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, concebida como conjunto orgânico, sequencial e articulado, deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, atendendo, mediante diferentes formas de oferta e organização. Assim, no que diz respeito às formas de oferta e organização no Ensino Médio, considere as afirmativas a seguir:

I. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, módulos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

II. No Ensino Médio regular, a duração mínima é de 3 (três) anos, com carga horária mínima total de 800 (oitocentas) horas, tendo como referência uma carga horária anual de 300 (trezentas) horas, distribuídas em pelo menos 100 (cem) dias de efetivo trabalho escolar.

III. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral com, no mínimo, 7 (sete) horas diárias.

IV. Os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas e não o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos.

Assinale a alternativa correta:

Conforme consta no Art. 12 da Resolução nº 2, de 30 de Janeiro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o currículo do Ensino Médio deve:

Segundo o Art.15, § 1º da Resolução nº 2, de 30 de Janeiro de 2012, cabe a cada unidade de ensino a elaboração do seu projeto político-pedagógico, com a proposição de alternativas para a formação integral e acesso aos conhecimentos e saberes necessários, definido a partir de aprofundado processo de diagnóstico, análise e estabelecimento de prioridades, delimitação de formas de implementação e sistemática de seu acompanhamento e avaliação. Assim, no que diz respeito ao projeto político-pedagógico das unidades escolares que ofertam o Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir:

I. O projeto político-pedagógico das unidades escolares que ofertam o Ensino Médio deve considerar atividades integradoras artístico-culturais, tecnológicas e de iniciação científica, vinculadas ao trabalho, ao meio ambiente e à prática social.

II. O projeto político-pedagógico das unidades escolares que ofertam o Ensino Médio deve considerar a aprendizagem como processo de transmissão do conhecimento acumulado historicamente.

III. O projeto político-pedagógico das unidades escolares que ofertam o Ensino Médio deve considerar a avaliação da aprendizagem, com diagnóstico preliminar, e entendida como processo de caráter técnico, definitivo e quantitativo.

IV. O projeto político-pedagógico das unidades escolares que ofertam o Ensino Médio deve considerar atividades intersetoriais, entre outras, de promoção da saúde física e mental, saúde sexual e saúde reprodutiva, e prevenção do uso de drogas.

Assinale a alternativa correta:

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