Questões sobre Legislação Aplicada - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação Aplicada - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Os estouros ouvidos pelos vizinhos após a propagação do fogo foram causados por explosão de fumaça. Para que esse tipo de explosão ocorra bastam somente 13% de monóxido de carbono (CO) em um ambiente com calor. Isso acontece porque a faixa de inflamabilidade (explosividade) do CO fica entre 4% e 75% do volume total do recinto, a qual é muito maior que a do gás liquefeito de petróleo e quase tão alta quanto a do acetileno e do hidrogênio, considerados gases muito explosivos.

No que diz respeito a combustão, julgue os itens a seguir, considerando o Manual de Combate a Incêndio do CMBDF. Na medida em que uma fonte de calor — que pode ser um fósforo aceso, uma fagulha ou um corpo aquecido — aproxima-se de uma substância qualquer (matéria), inicia-se uma reação química entre essa substância e o oxigênio presente no ar (combustão), o que aumenta gradualmente a compressão das camadas de elétrons mais externas da matéria em reação, até que ela se desestabilize ionicamente, provocando a quebra das moléculas, antes estáveis, liberando radiação sob forma de luz e calor.

Quanto ao tetraedro do fogo, julgue os itens seguintes. Tetraedro do fogo é a combinação do combustível com o oxigênio, na presença de uma fonte de calor, em uma reação química em cadeia, que resulta na liberação de energia em forma de luz e mais calor e no lançamento de outros produtos químicos.

Ainda com relação ao Manual Básico de Combate a Incêndio e acerca da classificação da combustão (quanto a sua velocidade e à liberação de produtos) e do estudo da vela, julgue os itens subseqüentes. Incandescência (smoldering) é uma reação lenta que acontece entre o oxigênio e um sólido combustível. Nela ocorre uma deterioração gradual e quase imperceptível do material, sem liberação significativa de calor, sendo, por esse motivo, comumente chamado de brasa.

Considerando que um gerador tenha explodido no subsolo de um prédio de 6 andares e 25 m de altura, e considerando, ainda, as definições contidas no Manual Básico de Combate a Incêndio, julgue os próximos itens. Se a combustão no gerador tiver ocorrido com uma velocidade de queima muito alta, com a presença de chamas de efeito passageiro, mas muito perigosas, há a possibilidade de que a explosão em questão seja uma explosão química, haja vista que a fumaça contém gases combustíveis (provenientes dos íons resultantes da reação em cadeia) que, ao se acumularem em um ambiente pouco ventilado, como no caso do incêndio estrutural em subsolo, podem sofrer ignição de forma súbita com a entrada de oxigênio.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis