Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2017

Uma das primeiras utilizações do concreto armado no Brasil foi para construções habitacionais em Copacabana, pela “Empreza de Construcções Civis”.

A partir daí, as estruturas de concreto armado tiveram uma boa aceitação, sendo, até hoje, o material estrutural mais utilizado no Brasil. Para o projeto e dimensionamento de estruturas de concreto, utilizam-se normas técnicas, conforme o histórico a seguir. A partir dessa evolução histórica, podemos citar as seguintes alterações de norma.

I. A NBR 6118:2003 introduziu observações a respeito dos efeitos globais de segunda ordem.

II. O primeiro projeto de revisão da NBR 6118:2014 mantinha a estrutura da versão de 2003.

III. A NBR 6118:2014 passou a estabelecer requisitos e procedimentos de projetos de concreto de alto desempenho.

IV. A NBR 6118:2014 introduziu as quatro classes de agressividade ambiental (CAA).

Assinale a alternativa correta.

Segundo a NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto - Procedimento), as estruturas de placas podem ser analisadas admitindo-se as seguintes hipóteses:

I. Manutenção da seção plana após a deformação, em faixas suficientemente estreitas.

II. Pressupõem a analogia com modelo em treliça, de banzos paralelos, associados a mecanismos resistentes complementares desenvolvidos no interior do elemento estrutural.

III. Representação dos elementos por seu plano médio.

Assinale a alternativa correta.

Deve-se evitar, ao máximo, furo e aberturas em elementos de concreto armado, mas nas lajes tornam-se necessários, para a passagem das instalações prediais de um pavimento ao outro, formando assim os shafts. A NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto - Procedimento) estabelece critérios de segurança ao se projetar tais aberturas em lajes e as seguintes condições devem ser respeitadas em qualquer situação:

I. No caso de aberturas em regiões próximas a pilares, em qualquer tipo de laje, o modelo de cálculo deve prever o equilíbrio dos momentos fletores atuantes nessas regiões

II. A seção do concreto remanescente da parte central ou sobre o apoio da laje deve ser capaz de equilibrar os esforços no estado-limite último, correspondentes a essa seção sem aberturas.

III. As seções das armaduras interrompidas devem ser substituídas por seções equivalentes de reforço, devidamente ancoradas.

IV. No caso de aberturas em regiões próximas a pilares, nas lajes lisas ou cogumelo, o modelo de cálculo deve prever o equilíbrio das forças cortantes atuantes nessas regiões.

Assinale a alternativa correta.

A viga em concreto armado mostrada na figura a seguir foi projetada atendendo as recomendações da ABNT NBR 6118 (2014), Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Essa viga se encontra engastada em um pilar e em balanço na extremidade oposta, a qual recebe a carga H (carga de longa duração). O reforço dessa viga é constituído pelas barras N1 (barra tracionada), N2 (barra comprimida) e N3 (estribo). Na fase de projeto, identificou-se que a flecha da viga (imediata + diferida no tempo) representou a condição crítica da análise. Visando resolver o problema, as seguintes considerações são apresentadas para reduzir a parcela da flecha diferida no tempo:

I- aumentar o reforço N1;

II- aumentar o reforço N2;

III- aumentar o reforço N3;

IV- garantir que a carga H seja aplicada de forma tardia (concreto com mais idade).

Entre as assertivas apresentadas, são verdadeiras as considerações

No que concerne aos estados limites, a ABNT NBR 6118 (2014), Projeto de estruturas de concreto - Procedimento, apresenta: “Estado no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão normal é nula, não havendo tração no restante da seção”. Esse conceito define o estado-limite de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis