Listagem de Questões sobre Geral
Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.
Um panfleto de campanha tabagista que visa a persuadir alguém a parar de fumar
constitui-se num gênero: uma ação discursiva contida num meio para agir sobre o que propõe.
é um gênero textual/discursivo, embora não tenha finalidade nem destinatários definidos.
não constitui um gênero textual/discursivo: é uma peça publicitária, não um discurso.
não é um gênero: é uma construção textual normatizadora.
é um exemplo de gênero oral: uma metáfora da vida saudável.
Os recentes estudos dos gêneros textuais/discursivos focalizam o texto
como objeto de uso, mas não de ensino e aprendizagem.
em seu funcionamento e em seu contexto de produção e leitura.
como escrito canônico potencialmente normalizador e gramatical.
como material didático que, como tal, dispensa a definição de destinatário.
como um instrumento que possibilita generalizar as propriedades das tipologias textuais.
Considerar a multimodalidade no ensino de língua inglesa implica utilizar
atividades de comunicação oral homogêneas.
hipertexto, CD-ROMs, internet, fotografias.
textos escritos de diversos tipos.
repetições de palavras com as várias pronúncias regionais.
atividades com as variadas modalidades de escrita.
Trabalhar com as multimodalidades no ensino de língua inglesa
é desaconselhável; a multimodalidade ocorre apenas na língua materna.
é recomendável, porém, sem alterar o que pertence às modalidades oral e escrita.
deve ser evitado, para que não haja interferência no aprendizado das estrutruras da língua.
é esperado; a comunicação atual se constrói de forma multimodal em língua estrangeira e materna.
deve ser planejado para as séries finais, quando a gramática e o vocabulário já estão consolidados na aprendizagem.
Segundo a descrição do perfil profissional, o professor de inglês de hoje deve
aprender que os sentidos na língua estrangeira são sempre únicos.
compreender que a língua inglesa é cada vez mais homogênea.
impedir que o aluno-cidadão critique a sua própria cultura e as culturas estrangeiras.
levar o aluno a valorizar a própria cultura e criticar apenas a estrangeira.
ter a percepção sobre a heterogeneidade que marca a linguagem.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}