Listagem de Questões sobre Geral
Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.
No planejamento, o procedimento didático que revela ter função primordial na dinâmica da sala de aula é
a prática: para a consolidação do aprendizado das habilidades linguísticas.
o silêncio: para evitar a interferência na interação dos alunos.
a prova: para garantir a disciplina da turma.
a repetição em grupo: para o controle da participação.
a memorização de palavras: para o desenvolvimento da percepção crítica.
Promover o ensino de língua inglesa levando em conta os objetivos educacionais da escola significa
preparar o aluno para o exame de entrada para o ensino superior.
ensinar o idioma estrangeiro visando à obtenção de emprego.
priorizar o que é atual, ou seja, a cultura inglesa, evitando o que é desatualizado: gramática e vocabulário.
voltar-se para a formação humana e cidadã, para a autonomia, a criação e a crítica.
No ensino de inglês, considerar a diversidade linguística dos diferentes povos falantes da língua inglesa e também do aprendiz brasileiro reflete uma
visão monolíngue de ensino-aprendizagem.
visão monocultural de ensino-aprendizagem.
perspectiva homogênea de língua e cultura.
perspectiva pluricêntrica de língua e cultura.
adoção do valor hierárquico de língua e cultura.
De acordo com o conceito de letramento, o ensino de inglês como língua estrangeira deve
abordar as quatro habilidades de ler, escrever, falar e compreender de forma separada.
trabalhar a comunicação de modo integrado com a interpretação e a avaliação crítica.
restringir-se à leitura instrumental, dispensando o aprendizado das outras habilidades comunicativas.
concentrar-se na oralidade, por entender que essa é a única habilidade que prepara para o trabalho.
treinar a pronúncia dos alunos seguindo o modelo do Inglês Global (Global English).
Atendendo ao pedido da professora, o aluno traz para a aula palavras em inglês que comumente encontra em seu cotidiano, como: delivery, sales, on, off, online, layout. Esse levantamento pode
revelar-se prejudicial ao aprendizado, por priorizar a memorização de palavras descontextualizadas.
proporcionar ao aluno a compreensão de que essas palavras só podem ser comunicadas na língua inglesa.
possibilitar ao aluno o conhecimento e a avaliação crítica da presença da língua inglesa na cultura e na vida em sociedade.
levar o aluno a aprender a língua estrangeira de forma homogênea, como ela pode ser expressa em todos os lugares do mundo.
ser desestimulante, pois todos os alunos já sabem o significado das palavras de origem inglesa presentes na comunicação cotidiana.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}