Questões de História da IF PI

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O texto a seguir faz parte do depoimento dado por Joana Pereira de Abreu, mestiça residente em Oeiras, acusada de feitiçaria em 1758: “ Um mês antes, me contou a dita Mãe Cecília que o demônio tinha torpeza com as mulheres. E que se eu queria falar e ter com ele, ela me ensinaria. Aceitei eu, como rapariga de nenhuns miolos e por outra parte de costumes de pouca ou nenhuma boa educação. Então me disse ela que eu havia de ir nua à porta da igreja da mesma vila da Mocha [...], que ali havia de bater com as partes prepósteras assim nua umas três vezes na porta da igreja [...]. E que dali havia de endireitar nua para umas covas de defunto que estão a um lado da vila, aonde chamam o Enforcado, por se ali ter enforcado algumas vezes alguns moleques delinqüentes. E ali me havia de aparecer um moleque e que eu pondo-me na postura de quatro pés, ele me havia de conhecer pela parte próspera”.

(Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Inquisição de Lisboa, Caderno do Promotor, n.121, Livro 31, fls.125- 127. Apud MOTT, Luiz. A Inquisição no Piauí. IN: NASCIMENTO, Francisco Alcides e VAINFAS, Ronaldo (orgs). História e Historiografia. Recife: Bagaço, 2006. p. 211-212).

Assinale a alternativa INCORRETA:

As imagens a seguir são, respectivamente, reproduções das bandeiras do Império Brasileiro, da primeira bandeira republicana brasileira – que teve a vigência de três dias – e da atual bandeira nacional (para o auxilio do(a) candidato(a), observa-se que as cores predominantes em todas elas são o verde e o amarelo).

Partindo do pressuposto de que um símbolo nacional traz muito das ideologias de um país, pode-se afirmar o seguinte, EXCETO:

“Consciente da necessidade de clareza frente à postura pedagógica e às particularidades da disciplina que ministro, elejo o que acredito serem as habilidades e competências a desenvolver junto aos alunos [...]. No eleger dessas habilidades e competências [...], estão implícitas concepções de História e do ensino de História. Vejamos: 1) a aceitação de que a História, mesmo se pretendendo uma ciência, não está imune à falibilidade; 2) a submissão do conhecimento historiográfico a um regime de historicidade, ou seja, pensar o próprio conhecimento como algo relacionado a uma dada configuração que o torna possível; 3) a necessidade de pôr à prova a própria ideia de verdade sem, contudo, confundir esse questionamento com o niilismo que nega a possibilidade de reflexões coerentes num campo de saber; 4) construir uma cultura que faça perceber que a escrita da história, como bem explicou Certeau, está circunscrita a uma operação historiográfica e que, por isso, deve reconhecer seus sujeitos, suas questões, seus métodos e suas fontes.

(SILVA, José Luís de Oliveira e. Pensando o ofício do historiador no ambiente escolar: práticas pedagógicas e a incorporação do xadrez nas aulas de Idade Média. In: Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília: UNB, 2010).

Segundo o texto, o ensino de História deve:

Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO:

A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns acontecimentos considerados como marcos, para, a partir deles, construir um quadro didático em que os acontecimentos são inseridos numa continuidade espaço–temporal linear, ordenado por uma lógica de causas e consequências. Assim, por exemplo, a Independência do Brasil, pautada como item importante do conteúdo programático, é explicada por suas conexões causais com uma série de acontecimentos políticos imediatamente anteriores, ordenados em sequência linear, como se a própria sucessão cronológica contivesse, em si mesma, a força explicativa. Essa organização se baseia numa noção de processo histórico como mudança linear, que destaca os acontecimentos singulares ou particulares, o que resulta num conhecimento fragmentado.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias, p. 77.

O texto a seguir serve de parâmetro para pensar o fenômeno de vendas em que se transformaram os livros com temáticas históricas. Após a leitura, marque a alternativa INCORRETA.

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