Questões sobre Planejamento e Gestão de Sistemas de TI

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Listagem de Questões sobre Planejamento e Gestão de Sistemas de TI

#Questão 1090949 - Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Análise de Dados

Julgue o item subsequente, a respeito de gestão e governança de TI.


O alinhamento estratégico entre TI e negócio garante que a tecnologia da informação esteja integrada com os objetivos e estratégias de negócio da organização, facilitando a obtenção de melhores resultados organizacionais. 

Considerando as regras de licenciamento e manutenção, analise as afirmativas abaixo.

I. As licenças de software educacional podem ser controladas por acordos institucionais, definindo limites de uso em cada equipamento.
II. A formatação de unidades com sistemas de arquivos criptografados constitui procedimento obrigatório para a instalação de software livre.
III. A atualização do sistema operacional na escola necessita de análise prévia, pois pode requerer configurações de hardware mais robustas.
IV. A instalação de antivírus corporativo colabora na proteção dos computadores, aumentando a confiança do ambiente escolar.

Está CORRETO o que se afirma em: 

#Questão 1132967 - Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, FCPC, 2025, UFC, Analista de Tecnologia da Informação / Área: Governança de TI

Assinale a alternativa que descreve corretamente o escopo de atuação da gestão de riscos na UFC, de acordo com o Plano de Gestão de Riscos da UFC 2023-2027:

#Questão 1132969 - Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, FCPC, 2025, UFC, Analista de Tecnologia da Informação / Área: Governança de TI

De acordo com o Art. 12 da IN SGD/ME Nº 94/2022, o Termo de Referência será elaborado pela Equipe de Planejamento da Contratação a partir do Estudo Técnico Preliminar da Contratação. Assinale a alternativa que contém as informações corretas que devem estar contidas no Termo de Referência.

No processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), são estabelecidas fases distintas que organizam e estruturam o planejamento de Tl em uma organização pública. Essas fases têm o objetivo de orientar a identificação das necessidades de tecnologia, a definição de metas e ações estratégicas, e a organização dos recursos necessários para a execução do plano. Em cada fase, subprocessos específicos são conduzidos para alcançar os objetivos traçados, detalhando as atividades, os responsáveis, e os artefatos de entrada e saída. 

Com base nesse contexto, relacione corretamente cada atividade com seu respectivo subprocesso de elaboração do PDTI. 

Atividades: 

1. Planejar o levantamento das necessidades.
2. Definir metas e ações.
3. Estimar a capacidade da execução da TIC.
4. Consolidar documentos de referência.
5. Identificar os fatores críticos de sucesso.
6. Identificar necessidades de contratação de TIC.

Subprocessos:

a. Preparação.
b. Diagnóstico.
c. Planejamento. 

Assinale a alternativa que corresponde a associação CORRETA: 

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