Questões de Governança de TI

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Listagem de Questões de Governança de TI

#Questão 1129255 - Governança de TI , Conceitos Básicos em Governança de TI, FGV, 2025, TCE/RR, Auditor de Controle Externo - Tecnologia com Especialidade em Análise de Dados

O gerenciamento de TI envolve a administração e o controle de recursos tecnológicos para garantir a eficiência, a segurança e o alinhamento dos serviços de TI com os objetivos organizacionais. Em relação ao assunto, correlacione os itens apresentados a seguir com seus respectivos conceitos/explicações.

1. SLA (Service Level Agreement) 2. Controle de Mudanças 3. Gerenciamento de Incidentes 4. Gerenciamento de Problemas

( ) Processo focado em restaurar rapidamente os serviços interrompidos, com o menor impacto possível, para garantir a continuidade dos negócios.
( ) Acordo formal entre prestador de serviços e cliente, que define os níveis esperados de desempenho, disponibilidade e outras métricas de serviço.
( ) Processo que investiga e resolve as causas raiz de falhas, visando prevenir a recorrência de incidentes semelhantes no futuro.
( ) Atividade que visa garantir que alterações na infraestrutura de TI sejam implementadas de forma controlada, minimizando riscos e impactos negativos

A relação correta, na ordem apresentada, é

#Questão 1129333 - Governança de TI , Gerência de Processos, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Analista de Sistemas

Analistas de sistemas do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) adotam práticas de governança de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para garantir que a gestão da tecnologia seja eficiente, transparente e alinhada com os objetivos estratégicos do Tribunal. O gerenciamento de projetos, especialmente no contexto de metodologias ágeis como Scrum e Kanban, é fundamental para o sucesso dessas práticas. Sobre as características do Scrum e Kanban, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Scrum é uma metodologia ágil que prioriza entregas incrementais e a flexibilidade para lidar com mudanças.
( ) O Kanban é uma metodologia ágil baseada no fluxo contínuo, com a estruturação por Sprints.
( ) A governança de TICs foca no alinhamento estratégico, eficiência e uso responsável de recursos.
( ) O Kanban utiliza quadros visuais para representar o fluxo de trabalho e facilitar a gestão das tarefas.

A sequência está correta em 

No modelo ITIL v.3, é a função do estágio de Operação de Serviço responsável pela gestão contínua e manutenção da infraestrutura de TI da organização, assegurando a entrega do nível acordado de serviço de TI ao negócio. A descrição apresentada refere-se ao(à):

#Questão 1131320 - Governança de TI , ITIL , FGV, 2025, TCE/RR, Analista Administrativo - Tecnologia da Informação, com especialidade em Desenvolvimento de Sistemas

Os princípios de governança de TI envolvem a definição de processos e estruturas para garantir que a tecnologia da informação seja usada de forma eficiente, alinhada aos objetivos de negócios e à gestão adequada de riscos.
Com relação ao assunto analise as afirmativas a seguir:

I. O COBIT é um framework de governança de TI que foca no alinhamento de TI com os objetivos de negócios, garantindo a entrega de valor e a mitigação de riscos.

II. O ITIL é uma metodologia que descreve práticas de gerenciamento de serviços de TI, com ênfase na entrega eficiente e eficaz de serviços ao cliente, sem considerar a gestão de riscos.

III. O COBIT e o ITIL são frameworks complementares, ambos focados na governança de TI, sendo o COBIT mais voltado para o controle e o ITIL, para a gestão de serviços.


Está correto o que se afirma em 

#Questão 1131321 - Governança de TI , ITIL , FGV, 2025, TCE/RR, Analista Administrativo - Tecnologia da Informação, com especialidade em Desenvolvimento de Sistemas

No contexto da gestão de serviços de TI, analise as afirmativas a seguir.

I. Em ambientes que seguem frameworks como ITIL, práticas de compliance devem ser tratadas separadamente dos processos de gerenciamento de serviços, para evitar atrasos nas auditorias internas e externas.

II. Auditorias de TI devem ser realizadas exclusivamente para verificar a conformidade com normas e regulamentações, sem impacto direto na melhoria dos processos de gerenciamento de incidentes e mudanças.

III. A realização de auditorias sistemáticas pode reduzir falhas de conformidade ao identificar e monitorar indicadores críticos em tempo real, permitindo ações corretivas alinhadas a padrões regulatórios.



Está correto o que se afirma em

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