Questões sobre Gestão de Conflitos

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Listagem de Questões sobre Gestão de Conflitos

Quando é permitido ao funcionário fazer brincadeiras de mau gosto com seus colegas de trabalho ou seus superiores?

Qual dos tipos de comportamento a seguir deve ser evitado nos locais de trabalho?

#Questão 1089920 - Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Sem Especialidade

Acerca da gestão de pessoas nas organizações públicas, julgue o item que se segue.


A incerteza da resolução de conflitos no ambiente de trabalho atua como elemento de estresse organizacional e evidencia que a interpretação do colaborador acerca da situação conflituosa está associada à probabilidade com que ele acredita que pode lidar diligentemente com o desafio apresentado.

#Questão 1104970 - Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Instituto Consulplan, 2025, CRP - 3ª Região (BA), Assistente Organizacional - Assistente de Atendimento - Subsede

O assistente organizacional de um Conselho Regional, ciente de que deve priorizar as relações humanas e o bom desempenho profissional no atendimento ao público interno e externo, está enfrentando um conflito de comunicação com o departamento financeiro, ao qual informa sobre os cancelamentos de identidades profissionais. Erros têm levado a cobranças indevidas de anuidade, gerando situações desagradáveis. Qual das seguintes ações é a mais adequada para o assistente organizacional resolver o conflito com o departamento financeiro e, assim, evitar que novos erros aconteçam?

O gerenciamento de conflitos exige uma compreensão aprofundada de todo o processo do conflito, incluindo suas fases. Dentre elas, destaca-se a fase de intenções, que envolve a análise das percepções, emoções e comportamentos manifestos das pessoas envolvidas. Segundo Robbins e Judge (2020, p. 528), as formas de lidar com conflitos podem ser classificadas com base em duas dimensões principais: grau de assertividade, que mede o esforço de uma das partes para satisfazer seus próprios interesses, e grau de cooperação, que avalia o esforço para atender aos interesses da outra parte. Essas dimensões permitem identificar cinco estilos distintos de gestão de conflitos; relacione-os à definição correspondente.

1. Competição.
2. Colaboração.
3. Evitamento.
4. Acomodação.
5. Compromisso.
( ) Ocorre quando as partes envolvidas em um conflito buscam satisfazer plenamente as necessidades e preocupações de todos os envolvidos, promovendo o esclarecimento e a resolução das diferenças.
( ) Ocorre quando uma das partes busca apaziguar a outra, demonstrando disposição para priorizar os interesses do oponente em detrimento dos próprios, chegando a fazer concessões ou sacrifícios com o objetivo de preservar o relacionamento.
( ) Ocorre quando uma pessoa busca atender exclusivamente aos seus próprios interesses, sem considerar ou se preocupar com o impacto que suas ações possam ter sobre as demais partes envolvidas no conflito.
( ) Ocorre quando uma pessoa reconhece a existência do conflito, mas, em vez de buscar uma solução, opta por ignorá-lo e se distanciar das pessoas com as quais discorda.
( ) Ocorre quando há uma disposição para analisar de forma racional o objeto do conflito e aceitar uma solução que atenda, ainda que parcialmente, aos interesses de ambas as partes envolvidas.

A sequência está correta em

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