Questões sobre Estratégias de Recursos Humanos

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O processo de gestão de pessoas incentiva o desenvolvimento de empregados de desempenho elevado; no caso de uma instituição pública, isto ocorre através da promoção de uma qualificação contínua dos servidores. Para isso, é necessário o conhecimento das aptidões essenciais para o preenchimento de diferentes cargos. É correto afirmar que para ter as informações sobre um cargo específico e a criação de estratégia para o atendimento das necessidades atuais e futuras de pessoal, deve-se fazer o levantamento de informações para análise, descrição e especificação para se ocupar um cargo. “A lista de aptidões, conhecimentos e capacidades fundamentais para ocupar um cargo faz parte da _________________ do cargo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 

Ingressar numa nova empresa é sempre um desafio. Integrar-se ao ambiente, aos colegas de trabalho e aos novos projetos exige jogo de cintura e muita atenção para causar uma boa primeira impressão. Claro que a integração tem dois lados: o do funcionário e o da empresa. Essa também deve estar preparada para receber o novo colaborador, apresentando detalhes sobre a cultura empresarial, os valores, o organograma vigente e onde ele estará inserido. Muitas empresas preparam ainda visitas a vários setores e até almoços com pessoas-chave, de acordo com a função a ser ocupada. Esse processo que visa adaptar os funcionários à cultura organizacional é o processo de 

Leia o texto a seguir.
A empresa E/SA criou uma estratégia para trazer antigos empregados de volta à empresa. Para tanto, a empresa convida todos os que se demitem a manterem contato com a antiga empregadora para oportunidades futuras. A ideia é contar com alguém que já conhece a cultura da organização e que adquiriu novas experiências no mercado.

A estratégia de gestão de pessoas adotada pela E/SA tem como principal objetivo 

A valorização dos trabalhadores nas organizações assume relevância especial na atual era do conhecimento e em tempos de competitividade. Neste sentido, a gestão de pessoas (GP) nas organizações assume papel especialmente estratégico. A esse respeito, compete ao profissional de GP:

Pode-se caracterizar a gestão de pessoas como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam atendê-las ao longo do tempo. 

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