Questões de Geografia da FEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da FEC

Sobre os grupos sociais pode-se afirmar que:

Após explicar que nem todos os indígenas possuíam ou possuem o mesmo tipo de organização, uma professora apresentou o seguinte quadro:

O principal objetivo da professora foi o de trabalhar comparativamente o aspecto:

Leia os textos abaixo:

1- "No meu tempo de criança

Mamãezinha me embalava

Com a música de uma caixinha

 Eu dormia, eu sonhava.

 Com princesas encantadas

Feiticeiras e gigantes

Eu dormia e acordava

Enquanto a caixinha tocava.

Passaram-se os dias e os anos,

 Cruéis desenganos

Vieram em meu peito morar.

A caixinha já não existe mais

Só ficou a saudade do meu trá-lá-lá"

(Caixinha de Música, valsa de Custódio Mesquita).

2 - "Em 1889, o Brasil se diferenciava muito do que é hoje: não possuíamos Cinelândia nem arranhacéus; bondes eram puxados por burros e ninguém rodava em automóvel; o rádio não anunciava o encontro do Flamengo com o Vasco, porque nos faltavam rádio, Vasco e Flamengo; (..); existia o morro do Castelo, e Rio Branco não era uma avenida - era um barão, filho de visconde. O visconde tinha sido ministro e o barão foi ministro depois. Se eles não se chamassem Rio Branco, a avenida teria outro nome?. (Ramos, Graciliano. Pequena história da República!, in Alexandre e outros heróis).

3 - ?(...) - Há muito que tua mãe morreu?

Indagou o coronel?.

- Há oito anos quase, respondeu ela.

- Há muito tempo, refletiu o coronel; e logo perguntou:

- Que idade tens? - Vinte e seis, fez ela.

Fiquei órfã aos dezoito.

Durante esses oito anos tenho rodado por esse mundo de Cristo, e comido o pão que o diabo amassou.

 (...)"

 (Barreto, Lima - Um Especialista).

Da leitu

Para trabalhar com seus alunos uma determinada categoria da Geografia, uma professora leva sua turma até a praça, localizada em frente à escola em que leciona e onde eles costumam brincar e passear nas horas de lazer. A professora pretende explorar os espaços com os quais seus alunos têm vínculos afetivos e subjetivos, ou seja, a categoria que ela quer discutir com eles é:

Até atingir o domínio dos diferentes tipos de localização, a criança deve percorrer um caminho que passa por diferentes momentos. Nesse sentido, diferentes relações vão sendo construídas pelas crianças, que aos pouco incorporam as noções de localização. As relações euclidianas se caracterizam:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis