Questões sobre Educação em Geografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação em Geografia

A professora de Geografia da 6ª série projetou uma transparência, reproduzida a seguir

Depois perguntou aos alunos o que a área pontilhada está representando. Obteve cinco respostas, apresentadas adiante. Qual a correta?

O professor de Geografia, do Ensino Médio, numa determinada escola da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, projetou uma transparência com o mapa reproduzido a seguir.

Perguntou, então, aos alunos o que os traços escuros mais grossos estavam indicando. Obteve cinco respostas. Qual a correta?

Um aluno da 8ª Série do Ensino Fundamental, estudando os solos da África, perguntou à sua professora de Geografia o que significava a expressão "solos lateríticos". Sobre as informações que a professora poderia dar a respeito desse tema, analise as afirmativas abaixo:

1 - São solos que só se verificam nas áreas áridas da África, especialmente nos terraços fluviais.

2 - O desenvolvimento desses solos só acontece em rochas vulcânicas, como o basalto e o granodiorito.

3 - Os solos lateríticos constituem materiais incoesos ou compactos, resultantes da ação de intenso intemperismo químico sob condições tropicais.

4 - Esses solos ocorrem sobre vários tipos de rochas, com exceção de certos quartzitos

5 - No desenvolvimento dos solos lateríticos, os fatores climáticos são extremamente importantes, principalmente a temperatura e a pluviosidade.

São verdadeiras:

O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir. Marque a alternativa correta. "Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado a essa região- a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiros e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada na região." ( Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002) A região descrita é o (a):

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:

 Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis